O governo anunciou nesta quarta-feira (25) uma “premiação”
para consumidores residenciais, rurais, comerciais e industriais que
conseguirem economizar energia elétrica. No entanto, as regras para o programa
não foram informadas.
A informação foi dada pelo secretário de Energia Elétrica do
Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, durante entrevista coletiva
de autoridades do setor elétrico, motivada pela crise hídrica que ameaça o
fornecimento de energia.
Mais cedo, nesta quarta, um decreto do presidente Jair Bolsonaro determinou que os órgãos públicos federais deverão reduzir o consumo de energia de 10% a 20% entre setembro de 2021 e abril de 2022.
As regras valem
para órgãos da administração pública federal direta, autarquias e fundações. De
acordo com o governo, a medida não engloba estatais.
Durante a entrevista, o ministro de Minas e Energia, Bento
Albuquerque, voltou a descartar a possibilidade de racionamento de energia.















