O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria,
Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a mistura obrigatória de
etanol anidro na gasolina passará dos atuais 30% para 32% a partir do próximo
dia 24 de junho.
A medida integra a política de ampliação do uso de
biocombustíveis no país e ainda aguarda a formalização pelo Conselho Nacional
de Política Energética (CNPE). Segundo Alckmin, a mudança tem potencial para
reduzir o preço da gasolina ao consumidor, além de contribuir para a diminuição
das emissões de gases poluentes.
A iniciativa também é vista pelo setor sucroenergético como
um importante estímulo à produção de etanol, ampliando a demanda pelo
combustível renovável e incentivando novos investimentos.
Durante o anúncio, o vice-presidente destacou o protagonismo
do Brasil na produção de biocombustíveis e ressaltou o potencial nacional para
expandir a fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF).
Ele também afirmou que o governo trabalha para ampliar
mercados internacionais para a carne bovina brasileira, especialmente após o
reconhecimento do país como área livre de febre aftosa sem vacinação.
Alckmin ainda destacou o lançamento do programa Moderfrota Agro, que contará com R$ 14 bilhões em recursos para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas.
A linha de crédito será operada por instituições financeiras públicas e privadas e tem como objetivo modernizar a produção rural, aumentar a produtividade e fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário