domingo, 21 de junho de 2026

Bahia terá aumento nas tarifas de água e esgoto a partir do dia 20 de Julho

Os consumidores baianos terão um aumento nas contas de água e esgoto a partir do próximo mês. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa) autorizou um reajuste tarifário de 3,57%, que passará a valer em todo o estado a partir de 20 de julho. A medida foi oficializada por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

De acordo com a Embasa, o percentual aplicado ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, estimada em 4,13%. O reajuste será aplicado de forma linear em todas as categorias de consumo atendidas pela concessionária.

Com a atualização das tarifas, os usuários cadastrados na Tarifa Social passarão a pagar R$ 16,28 pelo consumo mínimo de até seis metros cúbicos de água, um acréscimo de R$ 0,56 em relação ao valor atual. Já os consumidores da categoria residencial comum terão a tarifa mínima elevada de R$ 43,23 para R$ 44,77, representando um aumento mensal de R$ 1,54.

Segundo a Embasa, a recomposição tarifária é prevista em contrato e tem como objetivo compensar a elevação dos custos operacionais, incluindo gastos com energia elétrica, produtos químicos e equipamentos utilizados no sistema de abastecimento.

A empresa também afirma que os recursos são necessários para manter os investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões voltados à ampliação e universalização dos serviços de saneamento básico na Bahia até 2033.

Nenhum comentário:

Postar um comentário