Os consumidores baianos terão um aumento nas contas de água
e esgoto a partir do próximo mês. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da
Bahia (Agersa) autorizou um reajuste tarifário de 3,57%, que passará a valer em
todo o estado a partir de 20 de julho. A medida foi oficializada por meio de
resolução publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).
De acordo com a Embasa, o percentual aplicado ficou abaixo
da inflação acumulada nos últimos 12 meses, estimada em 4,13%. O reajuste será
aplicado de forma linear em todas as categorias de consumo atendidas pela
concessionária.
Com a atualização das tarifas, os usuários cadastrados na
Tarifa Social passarão a pagar R$ 16,28 pelo consumo mínimo de até seis metros
cúbicos de água, um acréscimo de R$ 0,56 em relação ao valor atual. Já os
consumidores da categoria residencial comum terão a tarifa mínima elevada de R$
43,23 para R$ 44,77, representando um aumento mensal de R$ 1,54.
Segundo a Embasa, a recomposição tarifária é prevista em
contrato e tem como objetivo compensar a elevação dos custos operacionais,
incluindo gastos com energia elétrica, produtos químicos e equipamentos
utilizados no sistema de abastecimento.
A empresa também afirma que os recursos são necessários para manter os investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões voltados à ampliação e universalização dos serviços de saneamento básico na Bahia até 2033.


Nenhum comentário:
Postar um comentário