segunda-feira, 22 de junho de 2026

Anvisa aprova no Brasil primeiro tratamento oral contra câncer de mama avançado com mutação ESR1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (22) o Inluriyo (imlunestranto), primeiro medicamento oral autorizado no país para tratamento de um tipo específico de câncer de mama em estágio avançado.

O remédio é indicado para pacientes com câncer de mama localmente avançado ou metastático, do subtipo receptor de estrogênio positivo (ER+) e HER2 negativo, que apresentem mutação no gene ESR1 e que já tenham passado por terapias hormonais anteriores.

De acordo com a farmacêutica Lilly, responsável pelo desenvolvimento do medicamento, a substância atua bloqueando e promovendo a degradação dos receptores de estrogênio alterados — mecanismo que está diretamente ligado à resistência às terapias endócrinas tradicionais.

Pesquisas apontam que alterações no gene ESR1 podem surgir durante o tratamento e estão associadas à progressão da doença, já que mantêm a ativação dos receptores de estrogênio mesmo sem a presença do hormônio, favorecendo o crescimento do tumor.

Em casos de câncer metastático que já passaram por pelo menos uma linha de terapia hormonal, essa mutação pode estar presente em uma parcela significativa dos pacientes com resistência ao tratamento.

A aprovação representa um avanço no acesso a terapias mais direcionadas e personalizadas no combate ao câncer de mama no Brasil.

domingo, 21 de junho de 2026

Seleção: Neymar volta a treinar com bola, e expectativa por estreia na Copa aumenta

O atacante Neymar voltou a treinar com bola junto ao restante do elenco da Seleção Brasileira neste domingo (21), durante atividade comandada pelo técnico Carlo Ancelotti no CT Columbia Park, em Nova Jersey.

A participação do camisa 10 no treino coletivo reforça a possibilidade de que ele esteja à disposição para o confronto contra a Escócia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

O jogador vinha sendo desfalque por conta de uma lesão de grau 2 na panturrilha direita. Desde a chegada da delegação aos Estados Unidos, Neymar estava realizando trabalhos específicos de recuperação e treinamentos individuais, sem integrar as atividades com o grupo.

Por causa do problema físico, o atacante ficou fora das partidas contra Marrocos e Haiti. Segundo a comissão técnica, o processo de retorno vinha sendo conduzido com cautela para evitar qualquer risco de agravamento da lesão.

A expectativa agora é que Neymar esteja liberado para o jogo decisivo, que pode definir a posição do Brasil no Grupo C e o caminho da equipe na sequência da competição.

Bahia terá aumento nas tarifas de água e esgoto a partir do dia 20 de Julho

Os consumidores baianos terão um aumento nas contas de água e esgoto a partir do próximo mês. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa) autorizou um reajuste tarifário de 3,57%, que passará a valer em todo o estado a partir de 20 de julho. A medida foi oficializada por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

De acordo com a Embasa, o percentual aplicado ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, estimada em 4,13%. O reajuste será aplicado de forma linear em todas as categorias de consumo atendidas pela concessionária.

Com a atualização das tarifas, os usuários cadastrados na Tarifa Social passarão a pagar R$ 16,28 pelo consumo mínimo de até seis metros cúbicos de água, um acréscimo de R$ 0,56 em relação ao valor atual. Já os consumidores da categoria residencial comum terão a tarifa mínima elevada de R$ 43,23 para R$ 44,77, representando um aumento mensal de R$ 1,54.

Segundo a Embasa, a recomposição tarifária é prevista em contrato e tem como objetivo compensar a elevação dos custos operacionais, incluindo gastos com energia elétrica, produtos químicos e equipamentos utilizados no sistema de abastecimento.

A empresa também afirma que os recursos são necessários para manter os investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões voltados à ampliação e universalização dos serviços de saneamento básico na Bahia até 2033.

Mistura de etanol na gasolina sobe para 32% a partir desta quarta-feira (24)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará dos atuais 30% para 32% a partir do próximo dia 24 de junho.

A medida integra a política de ampliação do uso de biocombustíveis no país e ainda aguarda a formalização pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo Alckmin, a mudança tem potencial para reduzir o preço da gasolina ao consumidor, além de contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes.

A iniciativa também é vista pelo setor sucroenergético como um importante estímulo à produção de etanol, ampliando a demanda pelo combustível renovável e incentivando novos investimentos.

Durante o anúncio, o vice-presidente destacou o protagonismo do Brasil na produção de biocombustíveis e ressaltou o potencial nacional para expandir a fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF).

Ele também afirmou que o governo trabalha para ampliar mercados internacionais para a carne bovina brasileira, especialmente após o reconhecimento do país como área livre de febre aftosa sem vacinação.

sábado, 20 de junho de 2026

Cabeleireira é morta a tiros dentro de salão em Salvador e crime choca moradores

Um crime brutal ocorrido no bairro de Pituaçu, em Salvador, causou comoção e revolta entre moradores da capital baiana. A cabeleireira Vanessa Souza Cerqueira, de 35 anos, foi assassinada a tiros dentro do salão de beleza onde trabalhava na última quinta-feira (18).

A vítima estava atendendo uma cliente no momento do ataque. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento registraram toda a ação criminosa, que aconteceu em poucos segundos.

Segundo as imagens, o suspeito permaneceu do lado de fora do salão em uma motocicleta, observando a movimentação do local. Em seguida, ele entrou no estabelecimento usando capacete e efetuou diversos disparos contra a cabeleireira.

Vanessa não teve chance de defesa e morreu no local. A cliente que era atendida pela vítima conseguiu escapar sem ferimentos, apesar do estado de choque provocado pela violência da ação.

Após os disparos, o criminoso deixou o local utilizando a motocicleta e fugiu antes da chegada das autoridades. Até o momento, o suspeito não foi localizado.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Neymar está fora do jogo contra o Haiti e desfalca o Brasil pela segunda vez na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira terá mais um desfalque importante na Copa do Mundo 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que Neymar não participará da partida contra o Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos da competição.

O atacante, que já havia ficado fora da estreia diante do Marrocos, segue em recuperação de uma lesão de grau 2 na panturrilha e não viajará com a delegação para a cidade de Filadélfia, onde será realizado o confronto.

Segundo a CBF, o camisa 10 permanecerá em Nova Jersey para dar continuidade ao tratamento e acelerar a fase final de recuperação. Neymar utilizará as estruturas do hotel onde a Seleção está hospedada e também do centro de treinamento de Columbia Park para realizar os trabalhos físicos e médicos.

Apesar de ter retornado aos treinamentos com o restante do grupo nesta quarta-feira (18), a comissão técnica optou por não antecipar o retorno do jogador aos gramados para evitar riscos de agravamento da lesão.

A ausência do craque representa mais um desafio para o técnico Carlo Ancelotti, que busca a primeira vitória da equipe na competição após o empate por 1 a 1 com o Marrocos na rodada de estreia.

O duelo entre Brasil e Haiti acontece nesta sexta-feira (19), e uma vitória é considerada fundamental para as pretensões da Seleção na luta por uma vaga na próxima fase do Mundial.

A expectativa da comissão técnica é que Neymar continue sendo avaliado diariamente para definir quando estará apto a retornar aos jogos da Copa do Mundo.

Jaques Wagner é alvo da PF em operação que investiga esquema envolvendo Banco Master

O senador Jaques Wagner é um dos alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18).

De acordo com as investigações, agentes cumprem mandado de busca e apreensão contra o parlamentar. O ex-sócio do Banco Master, Augusto Lima, também é alvo da operação.

Ao todo, a ação cumpre 18 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.

A investigação apura supostos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A Operação Compliance Zero teve início em novembro de 2025, quando a Polícia Federal prendeu pela primeira vez Daniel Vorcaro, então proprietário do Banco Master. Na mesma fase, Augusto Lima também foi detido.

Na ocasião, o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. Dias depois, Vorcaro foi solto e passou a usar tornozeleira eletrônica.

Em março deste ano, ele voltou a ser preso durante uma nova etapa da investigação. Atualmente, permanece detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Vacinação contra gripe segue baixa na Bahia e preocupa autoridades de saúde

A cobertura vacinal contra a gripe permanece abaixo do esperado na Bahia, mesmo semanas após o encerramento da campanha nacional de imunização. Dados atualizados do Ministério da Saúde mostram que apenas 38,06% do público prioritário recebeu a vacina, índice considerado preocupante diante do aumento dos casos de doenças respiratórias no estado.

Até o momento, cerca de 1,3 milhão de doses foram aplicadas, enquanto a população-alvo ultrapassa 3,4 milhões de pessoas. O cenário preocupa especialistas, principalmente devido à circulação simultânea de diferentes vírus respiratórios neste período do ano.

A maioria dos municípios baianos ainda apresenta cobertura considerada baixa. Mais da metade das cidades registra índices entre 21% e 40% de vacinação. Apenas 11 municípios conseguiram ultrapassar a marca de 60% de imunização, e nenhum atingiu os 80% recomendados pelas autoridades de saúde.

Entre os menores índices registrados estão os municípios de Itacaré, Guaratinga e Simões Filho, que apresentam cobertura inferior a 20%.

O baixo alcance da vacinação acontece em um momento de crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Bahia está entre os estados que apresentam tendência de aumento das infecções respiratórias.

Salvador também integra a lista de capitais brasileiras que registraram crescimento dos casos nas últimas semanas. A circulação de vírus como Influenza A, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus tem contribuído para a pressão sobre os serviços de saúde.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

MEC amplia prazo para pagamento da taxa do Enem 2026 até a próxima segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2026.

Com a mudança, os candidatos terão até a próxima segunda-feira (22) para efetuar o pagamento e garantir a participação no exame. A alteração foi oficializada por meio de uma retificação publicada no Diário Oficial da União. Inicialmente, o prazo para quitação da taxa terminaria nesta quarta-feira (17).

O valor da inscrição permanece em R$ 85 para os participantes que não tiveram direito à isenção. A Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser acessada diretamente na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Os candidatos contam com diferentes formas de pagamento. Além das agências bancárias e casas lotéricas, é possível quitar a taxa por aplicativos bancários utilizando Pix, com QR Code gerado no sistema, além de cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções oferecidas por cada instituição financeira.

Considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado como critério de seleção para programas federais como o Sisu, Prouni e Fies, além de servir como referência para processos seletivos em universidades públicas e privadas de todo o país.

A recomendação do Inep é que os candidatos não deixem o pagamento para a última hora, evitando possíveis contratempos que possam comprometer a confirmação da inscrição.

Drones reforçarão fiscalização da PRF nas rodovias baianas durante os festejos juninos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai utilizar drones pela primeira vez durante a Operação São João na Bahia, que acontece entre os dias 19 e 25 de junho. A tecnologia será empregada para reforçar a fiscalização nas estradas federais mais movimentadas do estado durante os festejos juninos.

A ação integra o planejamento especial da PRF para o período, marcado pelo aumento no fluxo de veículos em direção às cidades do interior. Os drones serão usados principalmente em trechos da BR-324, principal ligação entre Salvador e diversas regiões da Bahia.

Com imagens transmitidas em tempo real, os policiais poderão identificar infrações e acionar equipes em solo para realizar abordagens. Entre as irregularidades que estarão no foco da fiscalização estão ultrapassagens proibidas, uso do celular ao volante, falta do cinto de segurança, circulação pelo acostamento e motociclistas sem capacete. 

A expectativa da PRF é de aumento expressivo do movimento nas BRs 324, 101, 116 e 242 durante o período junino. Somente na BR-324, a média diária registrada em junho do ano passado foi de quase 49 mil veículos.

Além das ações de trânsito, a operação contará ainda com reforço no combate à criminalidade, incluindo fiscalização contra tráfico de drogas, transporte ilegal de armas, contrabando e outros crimes nas rodovias federais. Segundo a PRF, o objetivo é reduzir o número de acidentes graves e aumentar a segurança dos motoristas durante uma das épocas de maior deslocamento nas estradas baianas.

Homem é condenado após amputar o pé para receber seguro de R$ 1,5 milhão

Um ex-servidor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi condenado pela Justiça da Bahia por fraude securitária após ser acusado de provocar a própria amputação do pé direito para tentar receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações de seguros. A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que rejeitou os recursos da defesa.

De acordo com as investigações, Vanderley dos Santos Gomes havia contratado quatro apólices de seguro de vida e acidentes pessoais junto às seguradoras Allianz, Zurich, Tokio Marine e Sompo entre junho e julho de 2019.

Poucas semanas depois, ele relatou ter sido vítima de um sequestro seguido de agressão em uma área entre Cruz das Almas e São Gonçalo dos Campos, alegando que criminosos teriam causado a amputação do seu pé.

No decorrer da apuração, a Polícia e a Justiça identificaram inconsistências na versão apresentada. Laudos periciais, documentos, relatórios médicos e depoimentos apontaram divergências no relato, além de chamarem atenção para o curto intervalo entre a contratação dos seguros e o suposto crime. Outro fator considerado foi a falta de detalhes sobre os supostos autores e as circunstâncias da ocorrência.

domingo, 14 de junho de 2026

Trio de Itarantim é preso após sequestrar empresário durante assalto em Minas Gerais

Um empresário foi libertado pelas forças de segurança após viver momentos de tensão nas mãos de criminosos na madrugada deste domingo (14). Ele havia sido sequestrado durante um assalto na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante. De acordo com as informações da polícia, o crime aconteceu por volta das 21h, quando o empresário chegava à sua residência.

A vítima foi surpreendida por dois homens encapuzados e uma mulher armada. Durante a ação, os criminosos roubaram uma caminhonete Toyota Hilux prata e fugiram levando o empresário como refém em direção ao entroncamento de Pedra Azul.

Após o acionamento das forças de segurança, as polícias Civil e Militar iniciaram as buscas com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo e os suspeitos foram localizados e interceptados em um trecho da rodovia nas proximidades de Teófilo Otoni (MG).

Segundo os levantamentos iniciais da polícia, os três suspeitos são naturais do município de Itarantim, no sudoeste da Bahia. Apesar do susto e da gravidade da ocorrência, o empresário foi resgatado sem ferimentos e passa bem.

Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil. Os nomes dos investigados não foram divulgados e o caso segue sendo apurado pelas autoridades. *Blog do Edyy

Idosa de 95 anos viraliza ao revelar que leitura diária da Bíblia é o segredo para uma vida longa e ativa

Uma idosa de 95 anos tem emocionado milhares de pessoas nas redes sociais após revelar o que considera ser o principal segredo para chegar à terceira idade com disposição, lucidez e alegria. O relato foi compartilhado pela neta, Ana Laura Almeida, e rapidamente ganhou repercussão entre usuários de diferentes partes do país.

No vídeo, a senhora responde de forma simples à pergunta sobre como consegue manter uma rotina ativa mesmo aos 95 anos de idade, realizando tarefas domésticas e cuidando da própria casa. Para ela, a resposta está na fé em Deus e na confiança em Jesus Cristo.

“É só ter muita fé em Deus, entregar a vida para Jesus e também ter bom ânimo”, afirmou.

Durante o depoimento, a idosa destacou que atitudes como cultivar pensamentos positivos, praticar o amor ao próximo, evitar ressentimentos e manter a paciência são fundamentais para viver bem.

Segundo ela, as palavras têm poder e influenciam diretamente a forma como as pessoas enfrentam os desafios da vida.

A senhora também ressaltou a importância da vida espiritual, da participação nos cultos e da oração diária. No entanto, afirmou que a leitura da Bíblia ocupa um papel central em sua caminhada de fé.

De acordo com o relato, ela mantém o hábito de ler as Escrituras todos os dias e acredita que esse exercício fortalece o entendimento sobre os ensinamentos cristãos e orienta as decisões da vida.

Ao recordar sua conversão, a idosa revelou que um versículo bíblico marcou definitivamente sua trajetória espiritual. A passagem citada foi João 14:6, onde Jesus declara ser o caminho, a verdade e a vida.

Dois helicópteros se chocam no ar, explodem e deixam ao menos 6 mortos no RJ

Um grave acidente aéreo registrado na manhã deste domingo (14) resultou na morte de pelo menos seis pessoas no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Duas aeronaves colidiram durante o voo e caíram em um terreno localizado próximo à Avenida das Américas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o chamado para atendimento da ocorrência foi recebido por volta das 8h59. Após a colisão, os helicópteros despencaram sobre uma área que pertence a uma igreja desativada e que atualmente estava sendo utilizada pela montadora chinesa BYD.

Com a força do impacto, uma das aeronaves foi tomada pelas chamas e explodiu. O fogo atingiu veículos elétricos que estavam estacionados no local, provocando novas explosões e aumentando a complexidade da operação de combate ao incêndio.

O acidente ocorreu nas proximidades do cruzamento da Avenida das Américas com as ruas Beth Lago e Rivadávia Campos. Para garantir a segurança das equipes de emergência e facilitar o trabalho de resgate, a pista lateral da avenida precisou ser interditada.

Diversas equipes dos bombeiros foram mobilizadas para controlar as chamas e prestar atendimento à ocorrência. De acordo com a corporação, o incêndio foi totalmente controlado por volta das 10h.

As circunstâncias da colisão ainda serão investigadas pelos órgãos competentes da aviação civil, que deverão apurar as causas do acidente e as condições em que as aeronaves operavam no momento da tragédia.

sábado, 13 de junho de 2026

Brasil sai atrás, mas empata com o Marrocos na estreia da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira começou sua caminhada na Copa do Mundo de 2026 com um empate diante do Marrocos. Em partida disputada neste sábado (13), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, o Brasil ficou no 1 a 1 após sair atrás no marcador e reagir ainda na primeira etapa.

A equipe marroquina abriu o placar com Saibari, aproveitando uma oportunidade ofensiva para surpreender a defesa brasileira. O gol colocou pressão sobre o time comandado por Carlo Ancelotti, que precisou buscar uma resposta rápida para evitar um tropeço logo na estreia.

A reação veio dos pés de Vinícius Júnior. O atacante protagonizou uma bela jogada individual e marcou um golaço, deixando tudo igual ainda no primeiro tempo e devolvendo a confiança à equipe brasileira.

Na etapa complementar, o Brasil teve mais posse de bola e tentou pressionar em busca da vitória, mas encontrou dificuldades diante da forte marcação marroquina. Apesar das investidas ofensivas, o placar permaneceu inalterado até o apito final.

Com o resultado, Brasil e Marrocos somam um ponto cada na tabela do Grupo C e seguem na disputa por uma vaga na próxima fase da competição.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), quando enfrentará o Haiti, na cidade de Filadélfia. Já o Marrocos encara a Escócia, às 19h, em Boston.

O empate mantém o Brasil vivo na briga pela classificação, mas aumenta a importância da próxima rodada para as pretensões da equipe na busca pelo tão sonhado hexacampeonato mundial.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Tetracampeão com o Brasil, Ricardo Rocha é preso em aeroporto por dívida de pensão alimentícia

O ex-zagueiro da Seleção Brasileira Ricardo Rocha foi preso nesta quarta-feira (10) no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, por dívida de pensão alimentícia.

Segundo informações divulgadas pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, o ex-jogador foi abordado por policiais no momento em que tentava embarcar para os Estados Unidos, onde participaria da cobertura da Copa do Mundo.

A ordem de prisão foi expedida pela 16ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza e tem validade até abril de 2028. O mandado prevê que Ricardo Rocha permaneça preso por até 45 dias, podendo ser liberado antes caso a pendência seja resolvida ou não existam outras determinações judiciais em aberto.

O processo trata de inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. Conforme a última atualização monetária, realizada em dezembro de 2024, o valor em atraso é de R$ 2.414,57.

Ricardo Rocha fez parte da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1994 e também teve passagem como treinador do Santa Cruz.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Marquinhos entra para o Top 10 de jogadores com mais jogos pela Seleção Brasileira

A vitória da Seleção Brasileira por 2 a 1 sobre a Seleção do Egito marcou um feito histórico para o zagueiro Marquinhos. O capitão chegou a 105 partidas pela equipe principal e passou a integrar a lista dos dez atletas que mais vestiram a camisa da Amarelinha.

Com a marca, Marquinhos igualou os números de Emerson Leão e Ronaldo, ocupando a nona posição no ranking histórico.

A trajetória do defensor na Seleção principal começou em 2013, em uma vitória por 5 a 0 sobre Honduras. Desde então, ele disputou duas Copas do Mundo, cinco edições da Copa América e conquistou o título continental em 2019.

Marquinhos também foi campeão olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, e acumula títulos pelas categorias de base da Seleção.

Os próximos jogos podem fazer o zagueiro subir ainda mais no ranking. Ele está a apenas duas partidas de Lúcio e a três de Cláudio Taffarel.

Top 10 de jogos pela Seleção Brasileira:

1 - Cafu – 150 jogos

2 - Roberto Carlos – 132 jogos

3 - Neymar – 128 jogos

4 - Daniel Alves – 127 jogos

5 - Rivellino – 120 jogos

6 - Pelé, Thiago Silva e Djalma Santos - 113 jogos

7 - Taffarel - 108 jogos

8 - Lúcio - 107 jogos

9 - Marquinhos, Emerson Leão e Ronaldo - 105 jogos

10 - Jairzinho, Ronaldinho Gaúcho e Gilmar - 102 jogos

Polícia Civil conclui inquérito sobre acidente que matou 16 pessoas em Santa Terezinha

A Polícia Civil da Bahia concluiu nesta terça-feira (9) o inquérito sobre o grave acidente registrado na BR-116, em Santa Terezinha, que deixou 16 mortos e três feridos no dia 31 de maio. O caso foi encaminhado ao Ministério Público.

Segundo a investigação, o caminhão envolvido na colisão invadiu a contramão e bateu de frente com uma van que transportava passageiros. O motorista foi indiciado por homicídio doloso, quando há assunção do risco de provocar mortes.

As apurações apontaram que o veículo trafegava acima da velocidade permitida e apresentava irregularidades mecânicas, incluindo dois pneus traseiros desgastados. Também foi constatado que o condutor não comprovou o cumprimento do período obrigatório de descanso previsto na legislação.

Durante a ocorrência, os policiais encontraram uma quantidade de maconha na mochila do suspeito. Ele foi preso em flagrante logo após o acidente, e a prisão foi posteriormente convertida em preventiva.

O motorista segue custodiado em uma unidade prisional e permanece à disposição da Justiça enquanto o caso avança para análise do Ministério Público.

Governo estuda aumentar mistura de etanol na gasolina para 32%

O governo federal pretende elevar a mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 30% para 32%. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes do setor de biocombustíveis.

A proposta será encaminhada ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e deve ser analisada nos próximos 15 dias. Segundo o ministro, estudos técnicos apontam que o percentual pode chegar a 32% com segurança.

De acordo com o governo, a medida faz parte da política de descarbonização e fortalecimento da segurança energética do país. A expectativa é reduzir a necessidade de importação de gasolina e estimular a produção nacional de biocombustíveis.

Representantes do setor afirmam que o aumento da mistura pode ajudar a reduzir o preço final dos combustíveis, já que o etanol tem custo inferior ao da gasolina. Além disso, a iniciativa deve incentivar investimentos, geração de empregos e ampliação da produção de cana-de-açúcar.

O setor também considera a mudança tecnicamente viável e avalia que ela pode contribuir para tornar a matriz de transporte brasileira ainda mais sustentável.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Pesquisa aponta que 47% dos brasileiros acreditam que corrupção aumentou no governo Lula

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pelo instituto PoderData aponta que 47% dos brasileiros acreditam que a corrupção aumentou durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O percentual representa uma pequena redução em comparação ao levantamento realizado em janeiro deste ano, quando 49% dos entrevistados afirmavam que os casos de corrupção haviam aumentado na atual gestão.

Por outro lado, cresceu o número de pessoas que avaliam que a corrupção diminuiu. Atualmente, 21% compartilham dessa percepção, contra 18% registrados na pesquisa anterior.

Outros 28% dos entrevistados consideram que a situação permaneceu igual, enquanto 5% disseram não saber responder.

A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2026. Ao todo, foram ouvidas 2.500 pessoas em 166 municípios das 27 unidades da Federação.

Segundo o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

domingo, 7 de junho de 2026

Incêndio de grandes proporções destrói 27 ônibus em Belo Horizonte

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma garagem da empresa Viação Anchieta, localizada na Praça Edgar da Mata Machado, no bairro Dom Cabral, na Região Noroeste da cidade. Ao todo, 23 militares e várias viaturas foram mobilizados para combater as chamas.

Três funcionários estavam no local no momento do incêndio: um segurança, um mecânico e um eletricista. Eles não ficaram feridos.

De acordo com relatos de testemunhas, o fogo pode ter começado em uma área de mata próxima e se alastrado até a garagem, atingindo os coletivos estacionados no local. A informação, no entanto, ainda será apurada pelas autoridades.

A Polícia Civil foi acionada e realizará a perícia para identificar as causas do incêndio. A empresa atingida opera linhas do transporte público de Belo Horizonte.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informou que outras concessionárias foram mobilizadas para evitar prejuízos aos usuários e garantir a continuidade do serviço.

Já a Prefeitura de Belo Horizonte informou que equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), em conjunto com o consórcio responsável e o SetraBH, avaliam os impactos do incêndio na operação do transporte coletivo da capital.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Lula lidera corrida presidencial e abre vantagem sobre Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Vox Brasil aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto. No cenário estimulado de primeiro turno, Lula aparece com 42,1% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro registra 33,6%.

Em comparação com o levantamento anterior, realizado em maio, o presidente avançou de 34,3% para 42,1%. Já Flávio Bolsonaro caiu de 36,5% para 33,6%, ampliando a diferença entre os dois para 8,5 pontos percentuais.

Na sequência aparecem Ronaldo Caiado, com 6,9%, e Romeu Zema, com 5,1%. Os demais nomes citados somaram percentuais inferiores a 4%.

Entre as mulheres, Lula registra 46% das intenções de voto, contra 30,8% de Flávio Bolsonaro. Já entre os homens, o senador aparece numericamente à frente, com 40,1%, enquanto o presidente soma 37,8%.

O levantamento também avaliou a rejeição dos possíveis candidatos. Lula aparece com 49,2%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 48,3%. Aécio Neves surge em seguida, com 41,3%.

Na avaliação do governo federal, os números indicam equilíbrio. Segundo a pesquisa, 49,1% aprovam a gestão de Lula, enquanto 49,3% desaprovam. O Instituto Vox Brasil ouviu 2.100 eleitores entre os dias 1º e 3 de junho. A margem de erro é de 2,15 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

FIFA impõe restrições e proíbe vuvuzelas, apitos e buzinas na Copa de 2026

A FIFA anunciou uma série de restrições para os torcedores que pretendem acompanhar a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. 

Entre as medidas que mais chamaram atenção está a proibição das vuvuzelas, instrumento que ficou mundialmente conhecido durante o Mundial de 2010, disputado na África do Sul.

Além das tradicionais cornetas de plástico, o regulamento também veta a entrada de apitos, buzinas de ar comprimido e outros equipamentos considerados excessivamente barulhentos. Segundo a entidade, a decisão busca garantir maior segurança, conforto e melhor experiência para o público dentro das arenas.

O código de conduta da competição também estabelece a proibição de apontadores laser, dispositivos que emitam feixes luminosos e objetos semelhantes. A FIFA alerta que torcedores flagrados com esses equipamentos poderão ser impedidos de entrar nos estádios ou até mesmo retirados das partidas.

Outra mudança importante é a proibição de garrafas reutilizáveis de água. De acordo com a organização, a medida foi adotada por questões de segurança e controle durante a realização dos jogos.

Brasil registra 450 partos de crianças e adolescentes por dia, diz relatório

Um relatório do Observatório Criança Não é Mãe revelou que o Brasil registrou 822.892 nascimentos de mães entre 8 e 17 anos entre 2019 e 2023, o equivalente a cerca de 450 partos por dia. Desse total, aproximadamente 45 ocorrências diárias envolveram meninas com menos de 15 anos.

O estudo aponta que a gravidez precoce afeta principalmente meninas negras. Entre as que deram à luz com idade entre 8 e 14 anos, 74,67% eram pretas ou pardas. Além disso, quase 70% das 529 mortes registradas nesse grupo entre 2019 e 2024 ocorreram entre adolescentes negras.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação mostram que, entre 2019 e 2024, foram registrados mais de 137 mil casos de violência sexual contra meninas de 8 a 17 anos, sendo que mais de 22 mil ocorreram durante a gestação. Apesar da previsão legal, apenas uma em cada 19 vítimas que engravidaram em decorrência de estupro teve acesso ao aborto legal.

O relatório também destaca os impactos da gravidez precoce na saúde e na educação. Somente em 2024, meninas de até 14 anos somaram mais de 14,6 mil internações relacionadas à gestação, parto ou aborto.

Mulher desaparecida há cinco dias é encontrada dentro de cisterna no sudoeste da Bahia

Uma mulher de 43 anos, identificada como Eva Ribeiro da Silva, que estava desaparecida há cinco dias, foi encontrada na tarde desta quinta-feira (4) dentro de uma cisterna na saída para a Fazenda Santa Rosa, zona rural de Candiba, no sudoeste da Bahia.

O desaparecimento havia mobilizado familiares, moradores, voluntários e equipes das polícias Militar e Civil desde a noite do último sábado (30), quando ela foi vista pela última vez.

Após ser localizada, a mulher recebeu atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhada para uma unidade hospitalar da região.

O estado de saúde dela não foi divulgado. Segundo familiares, Eva enfrenta problemas psicológicos e possui diagnóstico de esquizofrenia, circunstância que aumentava a preocupação com seu paradeiro.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Conquista: Homem investigado por colocar pitbull para morder ex-namoradas é preso

Um homem de 37 anos, investigado por uma série de crimes praticados contra ex-companheiras e uma ex-sogra, foi preso na segunda-feira (1º), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

O suspeito, identificado como Alex Pereira Santos, estava sendo procurado pela Justiça e integrava o Baralho Lilás da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta utilizada para divulgar foragidos acusados de violência contra a mulher.

De acordo com as investigações, Alex é suspeito de cometer diversos atos de violência física e psicológica contra duas ex-companheiras. Entre as acusações estão perseguição (stalking), divulgação de imagens íntimas sem consentimento, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal e ameaças. Uma ex-sogra também figura entre as vítimas, tendo registrado ocorrência por ameaça.

Segundo informações da SSP-BA, uma das práticas atribuídas ao investigado era utilizar um cachorro da raça pitbull para atacar as vítimas após as agressões. Os relatos integram o conjunto de provas apuradas durante a investigação conduzida pela Polícia Civil.

O suspeito foi localizado durante diligências realizadas no bairro Patagônia. Conforme a polícia, ele ainda tentou fugir ao perceber a aproximação dos agentes, mas foi alcançado e detido.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Reajuste eleva preço do gás de cozinha e botijão pode subir até R$ 10 na Bahia

O preço do gás de cozinha ficou mais caro na Bahia a partir desta segunda-feira (1º). O reajuste de 9,59% foi anunciado pela Acelen, empresa responsável pela administração da Refinaria de Mataripe, e já começou a impactar o valor cobrado ao consumidor final.

De acordo com o Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha (SindRevGás), o aumento deve representar um acréscimo entre R$ 8 e R$ 10 no preço do botijão de 13 quilos comercializado nos pontos de venda.

Segundo o diretor do SindRevGás, Robério Souza, a elevação do valor será percebida imediatamente pelos consumidores. “O impacto é significativo, pois o reajuste pode elevar o preço do botijão entre R$ 8 e R$ 10”, destacou.

Antes da atualização, o preço médio do produto em Salvador e na Região Metropolitana era de aproximadamente R$ 145. Com o novo reajuste, o valor pode variar entre R$ 155 e R$ 158, dependendo da localidade e dos custos de distribuição.

Ainda conforme o sindicato, o preço do gás acumula forte alta nos últimos meses. A entidade estima que o botijão esteja atualmente cerca de 30% mais caro do que era vendido em dezembro de 2025.

domingo, 31 de maio de 2026

Colisão entre van e carreta deixa ao menos 15 mortos em trecho da BR-116 na Bahia

Pelo menos 15 pessoas morreram após uma colisão frontal entre um caminhão e uma van na BR-116, na tarde deste domingo (31).

As informações foram atualizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que mantém equipes no local da ocorrência. De acordo com a PRF, a batida foi registrada por volta de 16h40, no km 506 da rodovia.

O trecho está na área do município de Santa Terezinha, a 109 km de Feira de Santana. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus, na região, foi acionado para a remoção dos corpos e realização da perícia. Até a publicação desta matéria nenhuma das vítimas tinha sido identificada.

Jovem empresário é morto a tiros após cobrança por dinheiro na porta de casa

Um jovem empreendedor, de 28 anos, foi morto a tiros no início da noite deste sábado (30), na localidade conhecida como Má Rapado, em Ipiaú. A vítima foi identificada como Iury de Jesus Santos.

O crime ocorreu por volta das 19h, no momento em que Iuri chegava em sua residência acompanhado da esposa. De acordo com as informações preliminares, ao descer do veículo, ele foi abordado por um homem que estava em uma motocicleta.

Ainda segundo relatos, o suspeito teria cobrado uma quantia em dinheiro da vítima. Instantes depois, diante da negativa de atender à exigência no momento, o criminoso pediu para que a mulher se afastasse e efetuou diversos disparos de arma de fogo contra Iury.

Em seguida, o atirador fugiu do local. A vítima foi socorrida às pressas no próprio automóvel e levada para o Hospital Geral de Ipiaú (HGI), mas não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado pela equipe médica.

Iury era proprietário de uma empresa de reciclagem. As informações a respeito da vítima são de um homem trabalhador e que não tinha envolvimento com o mundo do crime. Policiais militares e civis foram acionados e se deslocaram até a unidade hospitalar para colher informações sobre o caso.

sábado, 30 de maio de 2026

Anvisa libera retomada da produção da Ypê após correção de irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (29) a retomada das atividades da fábrica da Ypê, localizada em Amparo, no interior de São Paulo. A unidade estava com a produção suspensa desde o início de maio após a identificação de falhas sanitárias consideradas graves.

Com a decisão, também foram liberados para fabricação, venda e uso os produtos da marca com final de lote “1” produzidos a partir de 1º de abril de 2026. A medida inclui lava-roupas líquidos, detergentes lava-louças e desinfetantes.

A autorização foi concedida após uma nova inspeção realizada por equipes da Anvisa e órgãos de vigilância sanitária de São Paulo, Campinas e Amparo. Segundo a agência, a empresa implementou as correções exigidas e apresentou um plano para atender às 76 exigências apontadas durante a fiscalização.

De acordo com a Anvisa, foram adotadas melhorias nos sistemas de controle de qualidade, rastreabilidade dos produtos, monitoramento pós-venda e comunicação com consumidores.

Apesar da liberação parcial, continuam proibidos a comercialização, distribuição e utilização de detergentes, sabões líquidos para roupas e desinfetantes com final de lote “1” fabricados até 31 de março de 2026. Esses produtos permanecerão retidos até a apresentação de laudos emitidos por laboratórios autorizados.

Caminhão sem freios tombando em curva na Serra do Marçal

Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento em que um caminhão desgovernado tomba e colide contra uma van na manhã desta sexta-feira (29), na Serra do Marçal, trecho da BA-263, em Vitória da Conquista.

As imagens mostram o veículo de carga descendo a serra sem conseguir reduzir a velocidade e atingindo a van que trafegava pela rodovia. Apesar da violência do impacto e do susto provocado pelo acidente, não houve registro de feridos.

Equipes da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) foram acionadas para atender a ocorrência e realizar os procedimentos necessários. As circunstâncias do acidente serão apuradas para determinar as causas do incidente.

A Serra do Marçal é considerada um dos trechos mais desafiadores para os motoristas que trafegam pela região sudoeste da Bahia. Com aproximadamente sete quilômetros de extensão, a descida é marcada por curvas fechadas, forte declive e frequentes ocorrências de neblina, fatores que exigem atenção redobrada dos condutores.

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Bahia concentra seis das dez cidades mais violentas do Brasil, aponta Atlas da Violência 2026

A Bahia voltou a aparecer em destaque negativo nos índices de violência do país. De acordo com o Atlas da Violência 2026, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), seis das dez cidades mais violentas do Brasil estão localizadas no estado.

O levantamento utiliza dados referentes ao ano de 2024 e considera a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Entre os municípios baianos citados, Jequié aparece com uma das taxas mais elevadas do país, registrando 79,4 homicídios por 100 mil habitantes — número que supera em mais de três vezes a média nacional, estimada em 20,1.

Além de Jequié, cidades como Camaçari e Simões Filho, ambas localizadas na Região Metropolitana de Salvador, também figuram entre os municípios com maiores índices de violência letal.

O estudo aponta ainda que Salvador ocupa a 20ª posição no ranking nacional, com taxa de 52,7 homicídios por 100 mil habitantes, sendo considerada a capital mais violenta do Brasil. Na sequência aparecem Maceió, Macapá, Recife e Fortaleza.

Os números também colocam a Bahia como o segundo estado mais violento do país, com taxa de 40,9 homicídios por 100 mil habitantes, atrás apenas do Amapá, que registrou índice de 45,7.

Segundo os organizadores do Atlas da Violência, os dados ajudam a mapear os impactos da criminalidade no país e servem como referência para a formulação de políticas públicas voltadas à segurança.

Polícia apreende mais de 70 mil fogos clandestinos em operação na Bahia

Mais de 70 mil fogos de artifício clandestinos foram apreendidos na manhã desta terça-feira (26), durante uma operação realizada no município de Alagoinhas, localizado a cerca de 48 quilômetros de Feira de Santana. De acordo com a Polícia Civil, os produtos irregulares seriam comercializados no período dos festejos juninos.

A operação integra a ação nacional “São João Seguro”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como foco combater a fabricação, comercialização e armazenamento clandestino de fogos de artifício durante as festas de São João.

Segundo a Polícia Civil, equipes da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) atuaram em conjunto com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em dois estabelecimentos comerciais situados no centro da cidade.

Durante as inspeções, os agentes constataram irregularidades como funcionamento sem autorização dos órgãos competentes e armazenamento inadequado dos materiais explosivos, além de embalagens fora dos padrões exigidos para comercialização. Todo o material apreendido foi encaminhado para a sede do DPT, onde será submetido à perícia.

terça-feira, 26 de maio de 2026

Desenrola Brasil: uso do FGTS para pagar dívidas começa nesta segunda

Trabalhadores já podem consultar no aplicativo do FGTS os valores disponíveis para utilização na renegociação de dívidas por meio do programa Novo Desenrola Brasil. A medida permite usar parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para quitar ou reduzir débitos em atraso.

De acordo com o Governo Federal, será possível utilizar até 20% do saldo disponível no FGTS ou o limite de R$ 1 mil, prevalecendo o valor maior. A expectativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é que a nova modalidade movimente cerca de R$ 8,2 bilhões em recursos do fundo.

A autorização para uso do saldo deverá ser feita diretamente pelo trabalhador no aplicativo do FGTS. Após a renegociação da dívida com a instituição financeira, a Caixa Econômica Federal ficará responsável pela transferência dos valores aos bancos participantes do programa.

Segundo o governo, o prazo estimado para conclusão das operações é de até 30 dias após a consulta e autorização do saldo.

As dívidas que poderão ser renegociadas incluem débitos de cartão de crédito, cheque especial e Crédito Direto ao Consumidor (CDC). A modalidade é voltada para trabalhadores com renda mensal de até R$ 8.105.

O governo informou ainda que não será necessário comparecer a uma agência da Caixa para finalizar o processo. Poderão ser utilizados recursos de contas ativas e inativas do FGTS, sendo priorizado o saldo das contas inativas.

segunda-feira, 25 de maio de 2026

Jovem é assassinado a tiros na noite deste domingo em Potiraguá

Potiraguá voltou a registrar mais um homicídio e o clima é de medo entre os moradores da cidade. Um jovem identificado como Claudinei foi assassinado a tiros na noite deste domingo (24), na Rua Nova.

Segundo informações apuradas, a vítima ainda chegou a ser socorrida e levada ao hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo após dar entrada na unidade.

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado e deverá realizar a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Itapetinga, onde serão feitos os exames de necropsia.

Infelizmente, o pequeno município de pouco mais de 10 mil habitantes vem enfrentando uma sequência de ocorrências policiais que têm deixado a população cada vez mais insegura e assustada. A principal preocupação das autoridades e dos moradores gira em torno da disputa entre facções criminosas, situação que tem tirado a tranquilidade da cidade.

Neste momento de dor e preocupação, a população clama por mais segurança e pede a Deus que repreenda o espírito da morte que tem rondado Potiraguá. *Blog do Edyy

Estudo revela que leitura, música e atividades culturais podem desacelerar o envelhecimento biológico

Uma pesquisa conduzida pela University College London revelou que atividades culturais e artísticas praticadas regularmente podem ajudar a desacelerar o envelhecimento biológico. O estudo aponta que hábitos como leitura, ouvir música e visitar museus podem gerar benefícios comparáveis aos observados na prática regular de exercícios físicos.

O trabalho científico, intitulado “Does leisure activity matter for epigenetic ageing?”, foi publicado pela revista acadêmica Oxford Academic, na área Innovation in Aging, e analisou dados de 3.556 adultos no Reino Unido.

Os pesquisadores observaram que participantes que mantinham uma rotina semanal de atividades culturais apresentaram sinais de envelhecimento biológico mais lentos quando comparados àqueles com pouca participação nesse tipo de prática.

Segundo os resultados, indivíduos mais envolvidos em atividades culturais apresentaram aproximadamente um ano a menos de idade biológica. Já participantes que praticavam exercícios físicos regularmente demonstraram cerca de meio ano a menos de idade biológica.

Os cientistas destacaram que o cérebro necessita de estímulos constantes para preservar o funcionamento do organismo ao longo do tempo. De acordo com a análise, atividades culturais ativam áreas cerebrais ligadas ao prazer, criatividade, memória e controle emocional.

Vem conosco! Programa Central da Madrugada com Eder Machado

Os sucessos de todos os tempos, especialmente selecionados, garantindo a qualidade musical da madrugada do ouvinte Grafite FM.

Acesse e ouça: Rádio Grafite FM. Do jeito que você gosta! http://radiografite.com/

🎧 Ouça também em seu celular no aplicativo RadiosNet. https://www.radios.com.br/aovivo/radio-grafite/34612 📻

Ouça também através do aplicativo Rádio Garden! https://radio.garden/listen/radio-grafite-fm-90-7/nCF9oo6d

Nos siga no Instagram: https://www.instagram.com/

Colisão entre ônibus e carreta deixa 8 mortos em Minas Gerais

Uma batida entre um ônibus e uma carreta, seguida de incêndio, deixou pelo menos oito pessoas mortas e outras seis feridas na BR-251, em Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas, na manhã deste domingo (24). Segundo informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos foram tomados pelas chamas após o impacto.

O acidente foi registrado no km 234 da BR-251, em Santa Cruz de Salinas. De acordo com a PRF, a colisão frontal ocorreu por volta das 4h30 e envolveu um ônibus e um caminhão carregado com peças automotivas e sucatas.

Ainda conforme a PRF, o ônibus saiu de São Bernardo do Campo (SP) e seguia para Aracaju (SE). Já o veículo de carga fazia o trajeto entre Fortaleza (CE) e Piracicaba, no interior paulista. Após a batida, os veículos pegaram fogo.

Os corpos das vítimas ficaram carbonizados e presos às ferragens, de acordo com os bombeiros. O Corpo de Bombeiros informou que o ônibus tinha 15 passageiros e dois motoristas. A carreta era ocupada apenas pelo motorista, que ficou ferido e foi socorrido pelo SAMU. *Com informações do g1

Bahia alcança marca de mil prisões com auxílio de reconhecimento facial em 2026

O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou a marca de mil foragidos da Justiça capturados em 2026. O dado foi divulgado neste sábado (23) pelo órgão estadual.

A prisão de número mil aconteceu na sexta-feira (22), em Salvador. Segundo a SSP-BA, o homem foi identificado pela tecnologia durante monitoramento e possuía mandado de prisão em aberto por dívida de pensão alimentícia.

Além da capital baiana, o sistema já auxiliou na localização de foragidos em diversos municípios do estado, entre eles Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Alagoinhas, Jacobina, Guanambi, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Valença, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Serrinha, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Antônio Gonçalves.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os mandados cumpridos envolvem crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo, estupro, estupro de vulnerável, furto e também inadimplência de pensão alimentícia.

A tecnologia de reconhecimento facial vem sendo utilizada em pontos estratégicos das cidades, além de grandes eventos, festas populares, feiras e competições esportivas. O monitoramento ocorre por meio de câmeras instaladas em locais fixos e também em plataformas elevadas equipadas com centrais móveis de videomonitoramento.

quinta-feira, 21 de maio de 2026

Dia Municipal dos Evangélicos em Maiquinique!

Parabéns, por seus princípios de amor, de fé na verdade absoluta da Bíblia e na ideia de que a salvação só virá pela crença em Jesus Cristo, que torna a fé viva a cada dia. Feliz Dia Municipal dos Evangélicos!

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Deputados da Bahia apoiam proposta que pode empurrar fim da escala 6×1 para 2036; confira

Nove deputados federais da Bahia estão entre os parlamentares que apoiaram uma emenda à PEC 221/2019 que pode adiar por até dez anos a redução da jornada de trabalho no Brasil. Caso a proposta avance no Congresso Nacional, mudanças no atual modelo da escala 6×1 poderão ser implementadas somente em 2036.

A emenda foi apresentada pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR) durante os debates da comissão especial que analisa o tema na Câmara dos Deputados. O texto já recebeu apoio de 171 parlamentares.

Entre os deputados baianos que assinaram a proposta estão Capitão Alden, Arthur Oliveira Maia, José Rocha, Roberta Roma, João Carlos Bacelar, Diego Coronel, Paulo Azi, Rogéria Santos e Claudio Cajado.

Na prática, a proposta cria uma longa fase de transição antes da aplicação definitiva das novas regras trabalhistas. O texto mantém a possibilidade de jornadas de até 44 horas semanais em atividades consideradas essenciais, que ainda seriam definidas futuramente por lei complementar.

A PEC 221/2019 é de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e prevê a redução da carga horária semanal para 36 horas. O texto também incorporou uma proposta apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que defende a adoção da semana de quatro dias de trabalho.

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Carlo Ancelotti divulga lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (18) a lista oficial dos 26 jogadores convocados da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2026. O evento foi realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e confirmou nomes aguardados pelos torcedores, como Neymar e Vinícius Júnior.

A convocação marca o início da reta final de preparação da equipe para o Mundial, que terá início em 11 de junho. O Brasil fará sua estreia na competição no dia 13 de junho, diante do Marrocos, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Na fase de grupos, a Seleção ainda terá compromissos contra Haiti e Escócia em busca da classificação para as fases eliminatórias do torneio.

Entre os nomes chamados por Ancelotti, a lista reúne atletas experientes e jovens talentos, com representantes do futebol europeu, brasileiro e de outras ligas internacionais.

Confira os convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

Realizada neste domingo, a 3ª Maratona Social de Itarantim foi um sucesso

Mesmo com a chuva que caiu durante o evento, a 3ª Maratona Social foi um sucesso de público e organização. Foi um domingo repleto de ação social, diversão, cultura e muitos prêmios doados.

A 3ª Maratona, que homenageou as mães pelo mês de maio, ofereceu diversos serviços nas áreas da saúde, beleza e atendimentos para pets, tudo de forma gratuita.

Além dos atendimentos em várias áreas da saúde, o evento também sorteou diversos prêmios, como ferros elétricos, batedeiras, air fryers, televisores e uma geladeira. Um dos destaques foi a oferta de exames de vista, uma demanda bastante pedida no município.

A 3ª Maratona Social foi realizada pelo grupo Itarantim Pode Mais neste domingo, 17 de maio, na Praça Luiz Viana Filho, que ficou lotada.

O evento ainda contou com a presença dos representantes do pré-candidato a deputado estadual, Silva Neto, que será apoiado no município pelo grupo. *Crônicas de Itarantim

Conta de luz pode ficar mais cara nos próximos meses com risco de bandeira vermelha

Após um longo período de bandeira verde, os brasileiros já começaram a sentir o aumento na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica acionou a bandeira amarela em maio, e especialistas do setor já alertam para a possibilidade de bandeiras vermelhas nos próximos meses.

O cenário preocupa por causa da redução das chuvas e dos impactos do fenômeno El Niño, que tende a provocar períodos de estiagem principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável pela maior parte do consumo de energia do Brasil, opera atualmente com 65,62% da capacidade dos reservatórios. Já a região Sul enfrenta situação mais delicada, com apenas 46,40% de armazenamento.

Bandeira vermelha pode chegar já em junho

Economistas e analistas do setor elétrico avaliam que o país pode entrar em bandeira vermelha patamar 1 já em junho. Entre julho e setembro, a previsão é de bandeira vermelha patamar 2, considerada uma das cobranças extras mais altas na conta de luz.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Vem aí a 23ª Festa dos Evangélicos em Maiquinique!

Tema: “Um povo que clama, uma cidade que se transforma” (2ª Crônicas 7.14)

Dia 21 de maio, ás 19 horas

Praça Willian Valadão

Será um grande momento de fé, louvor e adoração, com a participação do cantor Vitor Santana e ministração da Palavra com o Pr. Hernandes Miranda.

Mais do que um evento, é a celebração da unidade e da força da fé que transforma vidas.

Realização: AMEM

Apoio: Prefeitura de Maiquinique e vereadora Suely do Hospital