segunda-feira, 22 de junho de 2026

Anvisa aprova no Brasil primeiro tratamento oral contra câncer de mama avançado com mutação ESR1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (22) o Inluriyo (imlunestranto), primeiro medicamento oral autorizado no país para tratamento de um tipo específico de câncer de mama em estágio avançado.

O remédio é indicado para pacientes com câncer de mama localmente avançado ou metastático, do subtipo receptor de estrogênio positivo (ER+) e HER2 negativo, que apresentem mutação no gene ESR1 e que já tenham passado por terapias hormonais anteriores.

De acordo com a farmacêutica Lilly, responsável pelo desenvolvimento do medicamento, a substância atua bloqueando e promovendo a degradação dos receptores de estrogênio alterados — mecanismo que está diretamente ligado à resistência às terapias endócrinas tradicionais.

Pesquisas apontam que alterações no gene ESR1 podem surgir durante o tratamento e estão associadas à progressão da doença, já que mantêm a ativação dos receptores de estrogênio mesmo sem a presença do hormônio, favorecendo o crescimento do tumor.

Em casos de câncer metastático que já passaram por pelo menos uma linha de terapia hormonal, essa mutação pode estar presente em uma parcela significativa dos pacientes com resistência ao tratamento.

A aprovação representa um avanço no acesso a terapias mais direcionadas e personalizadas no combate ao câncer de mama no Brasil.

domingo, 21 de junho de 2026

Seleção: Neymar volta a treinar com bola, e expectativa por estreia na Copa aumenta

O atacante Neymar voltou a treinar com bola junto ao restante do elenco da Seleção Brasileira neste domingo (21), durante atividade comandada pelo técnico Carlo Ancelotti no CT Columbia Park, em Nova Jersey.

A participação do camisa 10 no treino coletivo reforça a possibilidade de que ele esteja à disposição para o confronto contra a Escócia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

O jogador vinha sendo desfalque por conta de uma lesão de grau 2 na panturrilha direita. Desde a chegada da delegação aos Estados Unidos, Neymar estava realizando trabalhos específicos de recuperação e treinamentos individuais, sem integrar as atividades com o grupo.

Por causa do problema físico, o atacante ficou fora das partidas contra Marrocos e Haiti. Segundo a comissão técnica, o processo de retorno vinha sendo conduzido com cautela para evitar qualquer risco de agravamento da lesão.

A expectativa agora é que Neymar esteja liberado para o jogo decisivo, que pode definir a posição do Brasil no Grupo C e o caminho da equipe na sequência da competição.

Bahia terá aumento nas tarifas de água e esgoto a partir do dia 20 de Julho

Os consumidores baianos terão um aumento nas contas de água e esgoto a partir do próximo mês. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa) autorizou um reajuste tarifário de 3,57%, que passará a valer em todo o estado a partir de 20 de julho. A medida foi oficializada por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

De acordo com a Embasa, o percentual aplicado ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, estimada em 4,13%. O reajuste será aplicado de forma linear em todas as categorias de consumo atendidas pela concessionária.

Com a atualização das tarifas, os usuários cadastrados na Tarifa Social passarão a pagar R$ 16,28 pelo consumo mínimo de até seis metros cúbicos de água, um acréscimo de R$ 0,56 em relação ao valor atual. Já os consumidores da categoria residencial comum terão a tarifa mínima elevada de R$ 43,23 para R$ 44,77, representando um aumento mensal de R$ 1,54.

Segundo a Embasa, a recomposição tarifária é prevista em contrato e tem como objetivo compensar a elevação dos custos operacionais, incluindo gastos com energia elétrica, produtos químicos e equipamentos utilizados no sistema de abastecimento.

A empresa também afirma que os recursos são necessários para manter os investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões voltados à ampliação e universalização dos serviços de saneamento básico na Bahia até 2033.

Mistura de etanol na gasolina sobe para 32% a partir desta quarta-feira (24)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará dos atuais 30% para 32% a partir do próximo dia 24 de junho.

A medida integra a política de ampliação do uso de biocombustíveis no país e ainda aguarda a formalização pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo Alckmin, a mudança tem potencial para reduzir o preço da gasolina ao consumidor, além de contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes.

A iniciativa também é vista pelo setor sucroenergético como um importante estímulo à produção de etanol, ampliando a demanda pelo combustível renovável e incentivando novos investimentos.

Durante o anúncio, o vice-presidente destacou o protagonismo do Brasil na produção de biocombustíveis e ressaltou o potencial nacional para expandir a fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF).

Ele também afirmou que o governo trabalha para ampliar mercados internacionais para a carne bovina brasileira, especialmente após o reconhecimento do país como área livre de febre aftosa sem vacinação.

sábado, 20 de junho de 2026

Cabeleireira é morta a tiros dentro de salão em Salvador e crime choca moradores

Um crime brutal ocorrido no bairro de Pituaçu, em Salvador, causou comoção e revolta entre moradores da capital baiana. A cabeleireira Vanessa Souza Cerqueira, de 35 anos, foi assassinada a tiros dentro do salão de beleza onde trabalhava na última quinta-feira (18).

A vítima estava atendendo uma cliente no momento do ataque. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento registraram toda a ação criminosa, que aconteceu em poucos segundos.

Segundo as imagens, o suspeito permaneceu do lado de fora do salão em uma motocicleta, observando a movimentação do local. Em seguida, ele entrou no estabelecimento usando capacete e efetuou diversos disparos contra a cabeleireira.

Vanessa não teve chance de defesa e morreu no local. A cliente que era atendida pela vítima conseguiu escapar sem ferimentos, apesar do estado de choque provocado pela violência da ação.

Após os disparos, o criminoso deixou o local utilizando a motocicleta e fugiu antes da chegada das autoridades. Até o momento, o suspeito não foi localizado.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Neymar está fora do jogo contra o Haiti e desfalca o Brasil pela segunda vez na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira terá mais um desfalque importante na Copa do Mundo 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que Neymar não participará da partida contra o Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos da competição.

O atacante, que já havia ficado fora da estreia diante do Marrocos, segue em recuperação de uma lesão de grau 2 na panturrilha e não viajará com a delegação para a cidade de Filadélfia, onde será realizado o confronto.

Segundo a CBF, o camisa 10 permanecerá em Nova Jersey para dar continuidade ao tratamento e acelerar a fase final de recuperação. Neymar utilizará as estruturas do hotel onde a Seleção está hospedada e também do centro de treinamento de Columbia Park para realizar os trabalhos físicos e médicos.

Apesar de ter retornado aos treinamentos com o restante do grupo nesta quarta-feira (18), a comissão técnica optou por não antecipar o retorno do jogador aos gramados para evitar riscos de agravamento da lesão.

A ausência do craque representa mais um desafio para o técnico Carlo Ancelotti, que busca a primeira vitória da equipe na competição após o empate por 1 a 1 com o Marrocos na rodada de estreia.

O duelo entre Brasil e Haiti acontece nesta sexta-feira (19), e uma vitória é considerada fundamental para as pretensões da Seleção na luta por uma vaga na próxima fase do Mundial.

A expectativa da comissão técnica é que Neymar continue sendo avaliado diariamente para definir quando estará apto a retornar aos jogos da Copa do Mundo.

Jaques Wagner é alvo da PF em operação que investiga esquema envolvendo Banco Master

O senador Jaques Wagner é um dos alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18).

De acordo com as investigações, agentes cumprem mandado de busca e apreensão contra o parlamentar. O ex-sócio do Banco Master, Augusto Lima, também é alvo da operação.

Ao todo, a ação cumpre 18 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.

A investigação apura supostos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A Operação Compliance Zero teve início em novembro de 2025, quando a Polícia Federal prendeu pela primeira vez Daniel Vorcaro, então proprietário do Banco Master. Na mesma fase, Augusto Lima também foi detido.

Na ocasião, o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. Dias depois, Vorcaro foi solto e passou a usar tornozeleira eletrônica.

Em março deste ano, ele voltou a ser preso durante uma nova etapa da investigação. Atualmente, permanece detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Vacinação contra gripe segue baixa na Bahia e preocupa autoridades de saúde

A cobertura vacinal contra a gripe permanece abaixo do esperado na Bahia, mesmo semanas após o encerramento da campanha nacional de imunização. Dados atualizados do Ministério da Saúde mostram que apenas 38,06% do público prioritário recebeu a vacina, índice considerado preocupante diante do aumento dos casos de doenças respiratórias no estado.

Até o momento, cerca de 1,3 milhão de doses foram aplicadas, enquanto a população-alvo ultrapassa 3,4 milhões de pessoas. O cenário preocupa especialistas, principalmente devido à circulação simultânea de diferentes vírus respiratórios neste período do ano.

A maioria dos municípios baianos ainda apresenta cobertura considerada baixa. Mais da metade das cidades registra índices entre 21% e 40% de vacinação. Apenas 11 municípios conseguiram ultrapassar a marca de 60% de imunização, e nenhum atingiu os 80% recomendados pelas autoridades de saúde.

Entre os menores índices registrados estão os municípios de Itacaré, Guaratinga e Simões Filho, que apresentam cobertura inferior a 20%.

O baixo alcance da vacinação acontece em um momento de crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Bahia está entre os estados que apresentam tendência de aumento das infecções respiratórias.

Salvador também integra a lista de capitais brasileiras que registraram crescimento dos casos nas últimas semanas. A circulação de vírus como Influenza A, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus tem contribuído para a pressão sobre os serviços de saúde.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

MEC amplia prazo para pagamento da taxa do Enem 2026 até a próxima segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2026.

Com a mudança, os candidatos terão até a próxima segunda-feira (22) para efetuar o pagamento e garantir a participação no exame. A alteração foi oficializada por meio de uma retificação publicada no Diário Oficial da União. Inicialmente, o prazo para quitação da taxa terminaria nesta quarta-feira (17).

O valor da inscrição permanece em R$ 85 para os participantes que não tiveram direito à isenção. A Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser acessada diretamente na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Os candidatos contam com diferentes formas de pagamento. Além das agências bancárias e casas lotéricas, é possível quitar a taxa por aplicativos bancários utilizando Pix, com QR Code gerado no sistema, além de cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções oferecidas por cada instituição financeira.

Considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado como critério de seleção para programas federais como o Sisu, Prouni e Fies, além de servir como referência para processos seletivos em universidades públicas e privadas de todo o país.

A recomendação do Inep é que os candidatos não deixem o pagamento para a última hora, evitando possíveis contratempos que possam comprometer a confirmação da inscrição.

Drones reforçarão fiscalização da PRF nas rodovias baianas durante os festejos juninos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai utilizar drones pela primeira vez durante a Operação São João na Bahia, que acontece entre os dias 19 e 25 de junho. A tecnologia será empregada para reforçar a fiscalização nas estradas federais mais movimentadas do estado durante os festejos juninos.

A ação integra o planejamento especial da PRF para o período, marcado pelo aumento no fluxo de veículos em direção às cidades do interior. Os drones serão usados principalmente em trechos da BR-324, principal ligação entre Salvador e diversas regiões da Bahia.

Com imagens transmitidas em tempo real, os policiais poderão identificar infrações e acionar equipes em solo para realizar abordagens. Entre as irregularidades que estarão no foco da fiscalização estão ultrapassagens proibidas, uso do celular ao volante, falta do cinto de segurança, circulação pelo acostamento e motociclistas sem capacete. 

A expectativa da PRF é de aumento expressivo do movimento nas BRs 324, 101, 116 e 242 durante o período junino. Somente na BR-324, a média diária registrada em junho do ano passado foi de quase 49 mil veículos.

Além das ações de trânsito, a operação contará ainda com reforço no combate à criminalidade, incluindo fiscalização contra tráfico de drogas, transporte ilegal de armas, contrabando e outros crimes nas rodovias federais. Segundo a PRF, o objetivo é reduzir o número de acidentes graves e aumentar a segurança dos motoristas durante uma das épocas de maior deslocamento nas estradas baianas.

Homem é condenado após amputar o pé para receber seguro de R$ 1,5 milhão

Um ex-servidor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi condenado pela Justiça da Bahia por fraude securitária após ser acusado de provocar a própria amputação do pé direito para tentar receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações de seguros. A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que rejeitou os recursos da defesa.

De acordo com as investigações, Vanderley dos Santos Gomes havia contratado quatro apólices de seguro de vida e acidentes pessoais junto às seguradoras Allianz, Zurich, Tokio Marine e Sompo entre junho e julho de 2019.

Poucas semanas depois, ele relatou ter sido vítima de um sequestro seguido de agressão em uma área entre Cruz das Almas e São Gonçalo dos Campos, alegando que criminosos teriam causado a amputação do seu pé.

No decorrer da apuração, a Polícia e a Justiça identificaram inconsistências na versão apresentada. Laudos periciais, documentos, relatórios médicos e depoimentos apontaram divergências no relato, além de chamarem atenção para o curto intervalo entre a contratação dos seguros e o suposto crime. Outro fator considerado foi a falta de detalhes sobre os supostos autores e as circunstâncias da ocorrência.

domingo, 14 de junho de 2026

Trio de Itarantim é preso após sequestrar empresário durante assalto em Minas Gerais

Um empresário foi libertado pelas forças de segurança após viver momentos de tensão nas mãos de criminosos na madrugada deste domingo (14). Ele havia sido sequestrado durante um assalto na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante. De acordo com as informações da polícia, o crime aconteceu por volta das 21h, quando o empresário chegava à sua residência.

A vítima foi surpreendida por dois homens encapuzados e uma mulher armada. Durante a ação, os criminosos roubaram uma caminhonete Toyota Hilux prata e fugiram levando o empresário como refém em direção ao entroncamento de Pedra Azul.

Após o acionamento das forças de segurança, as polícias Civil e Militar iniciaram as buscas com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo e os suspeitos foram localizados e interceptados em um trecho da rodovia nas proximidades de Teófilo Otoni (MG).

Segundo os levantamentos iniciais da polícia, os três suspeitos são naturais do município de Itarantim, no sudoeste da Bahia. Apesar do susto e da gravidade da ocorrência, o empresário foi resgatado sem ferimentos e passa bem.

Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil. Os nomes dos investigados não foram divulgados e o caso segue sendo apurado pelas autoridades. *Blog do Edyy

Idosa de 95 anos viraliza ao revelar que leitura diária da Bíblia é o segredo para uma vida longa e ativa

Uma idosa de 95 anos tem emocionado milhares de pessoas nas redes sociais após revelar o que considera ser o principal segredo para chegar à terceira idade com disposição, lucidez e alegria. O relato foi compartilhado pela neta, Ana Laura Almeida, e rapidamente ganhou repercussão entre usuários de diferentes partes do país.

No vídeo, a senhora responde de forma simples à pergunta sobre como consegue manter uma rotina ativa mesmo aos 95 anos de idade, realizando tarefas domésticas e cuidando da própria casa. Para ela, a resposta está na fé em Deus e na confiança em Jesus Cristo.

“É só ter muita fé em Deus, entregar a vida para Jesus e também ter bom ânimo”, afirmou.

Durante o depoimento, a idosa destacou que atitudes como cultivar pensamentos positivos, praticar o amor ao próximo, evitar ressentimentos e manter a paciência são fundamentais para viver bem.

Segundo ela, as palavras têm poder e influenciam diretamente a forma como as pessoas enfrentam os desafios da vida.

A senhora também ressaltou a importância da vida espiritual, da participação nos cultos e da oração diária. No entanto, afirmou que a leitura da Bíblia ocupa um papel central em sua caminhada de fé.

De acordo com o relato, ela mantém o hábito de ler as Escrituras todos os dias e acredita que esse exercício fortalece o entendimento sobre os ensinamentos cristãos e orienta as decisões da vida.

Ao recordar sua conversão, a idosa revelou que um versículo bíblico marcou definitivamente sua trajetória espiritual. A passagem citada foi João 14:6, onde Jesus declara ser o caminho, a verdade e a vida.

Dois helicópteros se chocam no ar, explodem e deixam ao menos 6 mortos no RJ

Um grave acidente aéreo registrado na manhã deste domingo (14) resultou na morte de pelo menos seis pessoas no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Duas aeronaves colidiram durante o voo e caíram em um terreno localizado próximo à Avenida das Américas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o chamado para atendimento da ocorrência foi recebido por volta das 8h59. Após a colisão, os helicópteros despencaram sobre uma área que pertence a uma igreja desativada e que atualmente estava sendo utilizada pela montadora chinesa BYD.

Com a força do impacto, uma das aeronaves foi tomada pelas chamas e explodiu. O fogo atingiu veículos elétricos que estavam estacionados no local, provocando novas explosões e aumentando a complexidade da operação de combate ao incêndio.

O acidente ocorreu nas proximidades do cruzamento da Avenida das Américas com as ruas Beth Lago e Rivadávia Campos. Para garantir a segurança das equipes de emergência e facilitar o trabalho de resgate, a pista lateral da avenida precisou ser interditada.

Diversas equipes dos bombeiros foram mobilizadas para controlar as chamas e prestar atendimento à ocorrência. De acordo com a corporação, o incêndio foi totalmente controlado por volta das 10h.

As circunstâncias da colisão ainda serão investigadas pelos órgãos competentes da aviação civil, que deverão apurar as causas do acidente e as condições em que as aeronaves operavam no momento da tragédia.

sábado, 13 de junho de 2026

Brasil sai atrás, mas empata com o Marrocos na estreia da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira começou sua caminhada na Copa do Mundo de 2026 com um empate diante do Marrocos. Em partida disputada neste sábado (13), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, o Brasil ficou no 1 a 1 após sair atrás no marcador e reagir ainda na primeira etapa.

A equipe marroquina abriu o placar com Saibari, aproveitando uma oportunidade ofensiva para surpreender a defesa brasileira. O gol colocou pressão sobre o time comandado por Carlo Ancelotti, que precisou buscar uma resposta rápida para evitar um tropeço logo na estreia.

A reação veio dos pés de Vinícius Júnior. O atacante protagonizou uma bela jogada individual e marcou um golaço, deixando tudo igual ainda no primeiro tempo e devolvendo a confiança à equipe brasileira.

Na etapa complementar, o Brasil teve mais posse de bola e tentou pressionar em busca da vitória, mas encontrou dificuldades diante da forte marcação marroquina. Apesar das investidas ofensivas, o placar permaneceu inalterado até o apito final.

Com o resultado, Brasil e Marrocos somam um ponto cada na tabela do Grupo C e seguem na disputa por uma vaga na próxima fase da competição.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), quando enfrentará o Haiti, na cidade de Filadélfia. Já o Marrocos encara a Escócia, às 19h, em Boston.

O empate mantém o Brasil vivo na briga pela classificação, mas aumenta a importância da próxima rodada para as pretensões da equipe na busca pelo tão sonhado hexacampeonato mundial.