quinta-feira, 25 de junho de 2026

Jaques Wagner se reúne com Lula e deixa liderança do governo no Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou o Palácio da Alvorada na tarde desta quarta-feira (24), após uma reunião de cerca de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro terminou por volta das 16h40 e teve como um dos temas o futuro de Wagner na liderança do Governo no Senado.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou o cargo de líder do governo no Senado após a reunião. A mudança ocorre após quase uma semana de crise e pressão pela saída, em meio à investigação da Polícia Federal sobre a suposta atuação do parlamentar em favor do Banco Master em troca de “vantagens indevidas”.

A decisão representa a tentativa de estancar o impacto na campanha à reeleição do presidente. Em publicação nas redes sociais, o senador afirmou que a saída foi de “comum acordo” e chamou o encontro com Lula de “conversa entre amigos”.

Nos últimos dias, Wagner foi aconselhado por aliados próximos, especialmente do PT da Bahia, a deixar o posto para focar em sua defesa e preservar o presidente de desgaste político maior às vésperas da eleição. *Bahia Notícias

Homem é preso após tentar matar o próprio pai a enxadadas na Bahia

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante após tentar matar o próprio pai com uma enxada e ameaçar outro familiar no povoado de Mata Verde, na zona rural de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (22).

Segundo a Polícia Militar, equipes do 17º BPM foram acionadas para atender uma ocorrência no local. As vítimas, dois homens, relataram que o suspeito descumpriu uma medida protetiva e passou a ameaçá-los utilizando uma enxada.

Ainda conforme a corporação, ele tentou atacar os dois, que conseguiram se afastar sem serem atingidos. O suspeito foi contido e encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, junto com a enxada utilizada na ação.

De acordo com a Polícia Civil, a prisão em flagrante foi registrada pelos crimes de descumprimento de medida protetiva de urgência e ameaça. A corporação informou que uma das vítimas já havia obtido uma medida protetiva deferida pela Comarca de Palmas de Monte Alto. Após os procedimentos legais, o homem permaneceu custodiado e está à disposição da Justiça.

Polícia Rodoviária Estadual registra redução de 50% no número de acidentes no São João

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) registrou resultados positivos durante a Operação São João 2026 nas rodovias estaduais da Bahia. De acordo com o balanço divulgado pela corporação, houve redução de 50% no número de acidentes sem vítimas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Durante os festejos juninos, o policiamento foi reforçado com blitzes itinerantes, fiscalização de documentos, testes do etilômetro (bafômetro) e inspeções veiculares em diversos trechos das rodovias estaduais, com o objetivo de aumentar a segurança e coibir infrações de trânsito.

Além da queda nos acidentes, a operação também apresentou avanços no combate à criminalidade. Segundo o comandante do BPRv, tenente-coronel Fabrício de Oliveira, houve aumento de 75% nos flagrantes registrados e crescimento de 33% na recuperação de veículos com restrição de furto ou roubo.

O destaque ficou para a região de Irecê, um dos principais destinos dos festejos juninos no interior da Bahia. Conforme o comandante, apesar do intenso fluxo de moradores e turistas, o município encerrou o período sem registro de acidentes nas rodovias estaduais da região.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Anvisa aprova no Brasil primeiro tratamento oral contra câncer de mama avançado com mutação ESR1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (22) o Inluriyo (imlunestranto), primeiro medicamento oral autorizado no país para tratamento de um tipo específico de câncer de mama em estágio avançado.

O remédio é indicado para pacientes com câncer de mama localmente avançado ou metastático, do subtipo receptor de estrogênio positivo (ER+) e HER2 negativo, que apresentem mutação no gene ESR1 e que já tenham passado por terapias hormonais anteriores.

De acordo com a farmacêutica Lilly, responsável pelo desenvolvimento do medicamento, a substância atua bloqueando e promovendo a degradação dos receptores de estrogênio alterados — mecanismo que está diretamente ligado à resistência às terapias endócrinas tradicionais.

Pesquisas apontam que alterações no gene ESR1 podem surgir durante o tratamento e estão associadas à progressão da doença, já que mantêm a ativação dos receptores de estrogênio mesmo sem a presença do hormônio, favorecendo o crescimento do tumor.

Em casos de câncer metastático que já passaram por pelo menos uma linha de terapia hormonal, essa mutação pode estar presente em uma parcela significativa dos pacientes com resistência ao tratamento.

A aprovação representa um avanço no acesso a terapias mais direcionadas e personalizadas no combate ao câncer de mama no Brasil.

domingo, 21 de junho de 2026

Seleção: Neymar volta a treinar com bola, e expectativa por estreia na Copa aumenta

O atacante Neymar voltou a treinar com bola junto ao restante do elenco da Seleção Brasileira neste domingo (21), durante atividade comandada pelo técnico Carlo Ancelotti no CT Columbia Park, em Nova Jersey.

A participação do camisa 10 no treino coletivo reforça a possibilidade de que ele esteja à disposição para o confronto contra a Escócia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

O jogador vinha sendo desfalque por conta de uma lesão de grau 2 na panturrilha direita. Desde a chegada da delegação aos Estados Unidos, Neymar estava realizando trabalhos específicos de recuperação e treinamentos individuais, sem integrar as atividades com o grupo.

Por causa do problema físico, o atacante ficou fora das partidas contra Marrocos e Haiti. Segundo a comissão técnica, o processo de retorno vinha sendo conduzido com cautela para evitar qualquer risco de agravamento da lesão.

A expectativa agora é que Neymar esteja liberado para o jogo decisivo, que pode definir a posição do Brasil no Grupo C e o caminho da equipe na sequência da competição.

Bahia terá aumento nas tarifas de água e esgoto a partir do dia 20 de Julho

Os consumidores baianos terão um aumento nas contas de água e esgoto a partir do próximo mês. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa) autorizou um reajuste tarifário de 3,57%, que passará a valer em todo o estado a partir de 20 de julho. A medida foi oficializada por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

De acordo com a Embasa, o percentual aplicado ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, estimada em 4,13%. O reajuste será aplicado de forma linear em todas as categorias de consumo atendidas pela concessionária.

Com a atualização das tarifas, os usuários cadastrados na Tarifa Social passarão a pagar R$ 16,28 pelo consumo mínimo de até seis metros cúbicos de água, um acréscimo de R$ 0,56 em relação ao valor atual. Já os consumidores da categoria residencial comum terão a tarifa mínima elevada de R$ 43,23 para R$ 44,77, representando um aumento mensal de R$ 1,54.

Segundo a Embasa, a recomposição tarifária é prevista em contrato e tem como objetivo compensar a elevação dos custos operacionais, incluindo gastos com energia elétrica, produtos químicos e equipamentos utilizados no sistema de abastecimento.

A empresa também afirma que os recursos são necessários para manter os investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões voltados à ampliação e universalização dos serviços de saneamento básico na Bahia até 2033.

Mistura de etanol na gasolina sobe para 32% a partir desta quarta-feira (24)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará dos atuais 30% para 32% a partir do próximo dia 24 de junho.

A medida integra a política de ampliação do uso de biocombustíveis no país e ainda aguarda a formalização pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo Alckmin, a mudança tem potencial para reduzir o preço da gasolina ao consumidor, além de contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes.

A iniciativa também é vista pelo setor sucroenergético como um importante estímulo à produção de etanol, ampliando a demanda pelo combustível renovável e incentivando novos investimentos.

Durante o anúncio, o vice-presidente destacou o protagonismo do Brasil na produção de biocombustíveis e ressaltou o potencial nacional para expandir a fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF).

Ele também afirmou que o governo trabalha para ampliar mercados internacionais para a carne bovina brasileira, especialmente após o reconhecimento do país como área livre de febre aftosa sem vacinação.

sábado, 20 de junho de 2026

Cabeleireira é morta a tiros dentro de salão em Salvador e crime choca moradores

Um crime brutal ocorrido no bairro de Pituaçu, em Salvador, causou comoção e revolta entre moradores da capital baiana. A cabeleireira Vanessa Souza Cerqueira, de 35 anos, foi assassinada a tiros dentro do salão de beleza onde trabalhava na última quinta-feira (18).

A vítima estava atendendo uma cliente no momento do ataque. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento registraram toda a ação criminosa, que aconteceu em poucos segundos.

Segundo as imagens, o suspeito permaneceu do lado de fora do salão em uma motocicleta, observando a movimentação do local. Em seguida, ele entrou no estabelecimento usando capacete e efetuou diversos disparos contra a cabeleireira.

Vanessa não teve chance de defesa e morreu no local. A cliente que era atendida pela vítima conseguiu escapar sem ferimentos, apesar do estado de choque provocado pela violência da ação.

Após os disparos, o criminoso deixou o local utilizando a motocicleta e fugiu antes da chegada das autoridades. Até o momento, o suspeito não foi localizado.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Neymar está fora do jogo contra o Haiti e desfalca o Brasil pela segunda vez na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira terá mais um desfalque importante na Copa do Mundo 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que Neymar não participará da partida contra o Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos da competição.

O atacante, que já havia ficado fora da estreia diante do Marrocos, segue em recuperação de uma lesão de grau 2 na panturrilha e não viajará com a delegação para a cidade de Filadélfia, onde será realizado o confronto.

Segundo a CBF, o camisa 10 permanecerá em Nova Jersey para dar continuidade ao tratamento e acelerar a fase final de recuperação. Neymar utilizará as estruturas do hotel onde a Seleção está hospedada e também do centro de treinamento de Columbia Park para realizar os trabalhos físicos e médicos.

Apesar de ter retornado aos treinamentos com o restante do grupo nesta quarta-feira (18), a comissão técnica optou por não antecipar o retorno do jogador aos gramados para evitar riscos de agravamento da lesão.

A ausência do craque representa mais um desafio para o técnico Carlo Ancelotti, que busca a primeira vitória da equipe na competição após o empate por 1 a 1 com o Marrocos na rodada de estreia.

O duelo entre Brasil e Haiti acontece nesta sexta-feira (19), e uma vitória é considerada fundamental para as pretensões da Seleção na luta por uma vaga na próxima fase do Mundial.

A expectativa da comissão técnica é que Neymar continue sendo avaliado diariamente para definir quando estará apto a retornar aos jogos da Copa do Mundo.

Jaques Wagner é alvo da PF em operação que investiga esquema envolvendo Banco Master

O senador Jaques Wagner é um dos alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18).

De acordo com as investigações, agentes cumprem mandado de busca e apreensão contra o parlamentar. O ex-sócio do Banco Master, Augusto Lima, também é alvo da operação.

Ao todo, a ação cumpre 18 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.

A investigação apura supostos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A Operação Compliance Zero teve início em novembro de 2025, quando a Polícia Federal prendeu pela primeira vez Daniel Vorcaro, então proprietário do Banco Master. Na mesma fase, Augusto Lima também foi detido.

Na ocasião, o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. Dias depois, Vorcaro foi solto e passou a usar tornozeleira eletrônica.

Em março deste ano, ele voltou a ser preso durante uma nova etapa da investigação. Atualmente, permanece detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Vacinação contra gripe segue baixa na Bahia e preocupa autoridades de saúde

A cobertura vacinal contra a gripe permanece abaixo do esperado na Bahia, mesmo semanas após o encerramento da campanha nacional de imunização. Dados atualizados do Ministério da Saúde mostram que apenas 38,06% do público prioritário recebeu a vacina, índice considerado preocupante diante do aumento dos casos de doenças respiratórias no estado.

Até o momento, cerca de 1,3 milhão de doses foram aplicadas, enquanto a população-alvo ultrapassa 3,4 milhões de pessoas. O cenário preocupa especialistas, principalmente devido à circulação simultânea de diferentes vírus respiratórios neste período do ano.

A maioria dos municípios baianos ainda apresenta cobertura considerada baixa. Mais da metade das cidades registra índices entre 21% e 40% de vacinação. Apenas 11 municípios conseguiram ultrapassar a marca de 60% de imunização, e nenhum atingiu os 80% recomendados pelas autoridades de saúde.

Entre os menores índices registrados estão os municípios de Itacaré, Guaratinga e Simões Filho, que apresentam cobertura inferior a 20%.

O baixo alcance da vacinação acontece em um momento de crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Bahia está entre os estados que apresentam tendência de aumento das infecções respiratórias.

Salvador também integra a lista de capitais brasileiras que registraram crescimento dos casos nas últimas semanas. A circulação de vírus como Influenza A, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus tem contribuído para a pressão sobre os serviços de saúde.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

MEC amplia prazo para pagamento da taxa do Enem 2026 até a próxima segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2026.

Com a mudança, os candidatos terão até a próxima segunda-feira (22) para efetuar o pagamento e garantir a participação no exame. A alteração foi oficializada por meio de uma retificação publicada no Diário Oficial da União. Inicialmente, o prazo para quitação da taxa terminaria nesta quarta-feira (17).

O valor da inscrição permanece em R$ 85 para os participantes que não tiveram direito à isenção. A Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser acessada diretamente na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Os candidatos contam com diferentes formas de pagamento. Além das agências bancárias e casas lotéricas, é possível quitar a taxa por aplicativos bancários utilizando Pix, com QR Code gerado no sistema, além de cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções oferecidas por cada instituição financeira.

Considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado como critério de seleção para programas federais como o Sisu, Prouni e Fies, além de servir como referência para processos seletivos em universidades públicas e privadas de todo o país.

A recomendação do Inep é que os candidatos não deixem o pagamento para a última hora, evitando possíveis contratempos que possam comprometer a confirmação da inscrição.

Drones reforçarão fiscalização da PRF nas rodovias baianas durante os festejos juninos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai utilizar drones pela primeira vez durante a Operação São João na Bahia, que acontece entre os dias 19 e 25 de junho. A tecnologia será empregada para reforçar a fiscalização nas estradas federais mais movimentadas do estado durante os festejos juninos.

A ação integra o planejamento especial da PRF para o período, marcado pelo aumento no fluxo de veículos em direção às cidades do interior. Os drones serão usados principalmente em trechos da BR-324, principal ligação entre Salvador e diversas regiões da Bahia.

Com imagens transmitidas em tempo real, os policiais poderão identificar infrações e acionar equipes em solo para realizar abordagens. Entre as irregularidades que estarão no foco da fiscalização estão ultrapassagens proibidas, uso do celular ao volante, falta do cinto de segurança, circulação pelo acostamento e motociclistas sem capacete. 

A expectativa da PRF é de aumento expressivo do movimento nas BRs 324, 101, 116 e 242 durante o período junino. Somente na BR-324, a média diária registrada em junho do ano passado foi de quase 49 mil veículos.

Além das ações de trânsito, a operação contará ainda com reforço no combate à criminalidade, incluindo fiscalização contra tráfico de drogas, transporte ilegal de armas, contrabando e outros crimes nas rodovias federais. Segundo a PRF, o objetivo é reduzir o número de acidentes graves e aumentar a segurança dos motoristas durante uma das épocas de maior deslocamento nas estradas baianas.

Homem é condenado após amputar o pé para receber seguro de R$ 1,5 milhão

Um ex-servidor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi condenado pela Justiça da Bahia por fraude securitária após ser acusado de provocar a própria amputação do pé direito para tentar receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações de seguros. A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que rejeitou os recursos da defesa.

De acordo com as investigações, Vanderley dos Santos Gomes havia contratado quatro apólices de seguro de vida e acidentes pessoais junto às seguradoras Allianz, Zurich, Tokio Marine e Sompo entre junho e julho de 2019.

Poucas semanas depois, ele relatou ter sido vítima de um sequestro seguido de agressão em uma área entre Cruz das Almas e São Gonçalo dos Campos, alegando que criminosos teriam causado a amputação do seu pé.

No decorrer da apuração, a Polícia e a Justiça identificaram inconsistências na versão apresentada. Laudos periciais, documentos, relatórios médicos e depoimentos apontaram divergências no relato, além de chamarem atenção para o curto intervalo entre a contratação dos seguros e o suposto crime. Outro fator considerado foi a falta de detalhes sobre os supostos autores e as circunstâncias da ocorrência.

domingo, 14 de junho de 2026

Trio de Itarantim é preso após sequestrar empresário durante assalto em Minas Gerais

Um empresário foi libertado pelas forças de segurança após viver momentos de tensão nas mãos de criminosos na madrugada deste domingo (14). Ele havia sido sequestrado durante um assalto na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante. De acordo com as informações da polícia, o crime aconteceu por volta das 21h, quando o empresário chegava à sua residência.

A vítima foi surpreendida por dois homens encapuzados e uma mulher armada. Durante a ação, os criminosos roubaram uma caminhonete Toyota Hilux prata e fugiram levando o empresário como refém em direção ao entroncamento de Pedra Azul.

Após o acionamento das forças de segurança, as polícias Civil e Militar iniciaram as buscas com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo e os suspeitos foram localizados e interceptados em um trecho da rodovia nas proximidades de Teófilo Otoni (MG).

Segundo os levantamentos iniciais da polícia, os três suspeitos são naturais do município de Itarantim, no sudoeste da Bahia. Apesar do susto e da gravidade da ocorrência, o empresário foi resgatado sem ferimentos e passa bem.

Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil. Os nomes dos investigados não foram divulgados e o caso segue sendo apurado pelas autoridades. *Blog do Edyy