O inverno começou nesta segunda-feira (21) à 0h32 (horário
de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de
partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no
Hemisfério Norte. A estação termina em 22 de setembro às 16h21.
O inverno é marcado pelo período menos chuvoso das regiões
Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste – enquanto as maiores
quantidades de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste
e parte da Região Sul.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),
por causa das massas de ar frio que vêm do sul do continente, pode haver:
*queda da temperatura média do ar, com valores abaixo de
22ºC no leste do Sul e Sudeste;















