O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
iniciou nesta quinta-feira (4) e segue até meados de dezembro o primeiro teste
nacional do Censo 2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou
comunidades nas 27 unidades da Federação, que serão percorridos por cerca de
250 recenseadores.
Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde os
sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, além da
pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de
entrevistas (presencial, pela internet ou por telefone).
Segundo o órgão, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.
