Por 7 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (7) manter a proibição de showmícios durante as campanhas eleitorais.
No entanto, a Corte liberou a realização de apresentações
artísticas internas para arrecadação de recursos. O novo entendimento vai valer
para as campanhas de 2022.
O Supremo julgou uma ação protocolada em 2018 por três partidos. Na ação, PSB, PSOL e PT questionaram a constitucionalidade do trecho da Lei 11.300 de 2006 que proibia as apresentações artísticas, remuneradas ou não, para promoção de candidatos em comícios e reuniões eleitorais.
A norma
alterou a Lei 9.504 de 1997 (Lei das Eleições). As legendas sustentaram que a
proibição é incompatível com a garantia constitucional da liberdade de
expressão.
