quinta-feira, 20 de maio de 2021

Sesab recomenda que cidades baianas não utilizem doses da CoronaVac para iniciar esquema de vacinação contra Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) recomendou que cidades da Bahia não utilizem doses da CoronaVac para iniciar o esquema de vacinação contra a Covid-19. 

A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (20) e tem como objetivo garantir que todas as pessoas que receberam a primeira dose do imunizante consigam completar o esquema vacinal.

De acordo com a Sesab, 100% das doses de CoronaVac necessárias para completar os esquemas de segundas doses foram enviadas aos municípios baianos, conforme levantamento realizado nas 417 cidades, com o apoio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS).

Dessa forma, não serão enviadas remessas de segundas doses para completar este esquema, segundo a Sesab. Portanto, é importante garantir que os que receberam a primeira dose vão receber a segunda, em vez de o imunizante ser disponibilizado para novos vacinados.

Homem morre eletrocutado no município de Potiraguá

Foi identificado como Rosival Ribeiro dos Santos, de 45 anos, o homem que morreu eletrocutado, no distrito de Gurupá-Mirim, no início da tarde desta quarta-feira (19).

Segundo informações, no momento do ocorrido, o homem manuseava um aparelho de rádio, quando recebeu a descarga elétrica. Ele faleceu dentro de sua própria residência, localizada na Rua do Campo, em Gurupá-Mirim, distrito de Potiraguá.

De acordo com testemunhas, o homem estaria descalço enquanto manuseava o aparelho de rádio, que ficou grudado em sua mão.

Uma coisa chama a atenção neste caso. Rosivaldo é a segunda vítima fatal, no distrito Gurupá, que morre da mesma forma, eletrocutado em um aparelho de rádio. Recentemente um outro homem também morreu pelo mesmo motivo, no distrito. *Blog do Edyy

Lula admite que vai concorrer à presidência em 2022: 'Serei candidato contra o Bolsonaro'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que será candidato à presidência da República em 2022. A informação foi trazida pela coluna Radar, da revista Veja, nesta quinta-feira (20).

A possibilidade já vinha sendo especulada desde o mês de março, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula e o petista recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível.

De acordo com a coluna, Lula assumiu que será candidato em uma entrevista a um site da França. “Serei candidato contra Bolsonaro”, disse o ex-presidente. *Bahia Notícias

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Maiquinque: Subiu para 5, o número de óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou os números de coronavírus (COVID-19) desta quarta-feira (19), em Maiquinique.

Subiu para 5, o número de óbitos em decorrência da Covid-19. Uma senhora que estava internada no hospital Municipal acabou não resistindo as complicações da doença e falecendo na tarde desta quarta-feira.

Foram registrados 04 casos positivos. Casos confirmados no distrito de Pouso Alegre 36, casos confirmados na sede 662, total de casos confirmados 698.

São considerados curados 689. Descartados 658. Casos monitorados 22. Aguardando resultado 18, pacientes internados 01. O município agora tem 05 óbitos em decorrência da covid-19.

Enfermeira de Ilhéus afirma que homem não deixou ela aplicar vacina por ser negra

Uma enfermeira voluntária denunciou um homem que se recusou a ser vacinado contra a Covid-19, porque ela, a vacinadora, era negra. O caso aconteceu na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na segunda-feira (17). 

A estudante Thaís Carvalho está concluindo curso de enfermagem. Ela também é maquiadora e todos os dias, ajuda, de forma voluntária, a vacinar pessoas no Cras Norte, no bairro Jardim Savoia.

‘O senhor, que estava acompanhado da filha dele, e ela pediu para que a gente fosse vaciná-lo no carro. Eu falei assim: ‘O senhor quer que eu te vacine logo? O senhor é o próximo’. 

Ele falou que não. Aí eu perguntei: ‘O senhor já fez a ficha?’ Ele: ‘Meu filho está fazendo a ficha, mas você não’. Aí eu abaixei na direção dele e perguntei o motivo. Aí ele virou para mim e disse: ‘Porque você é negra'”, contou a enfermeira voluntária.

Ao Vivo - CPI da Covid: Acompanhe a sessão desta quarta-feira (19)

Menino de 7 anos morre após ser atingido por portão de galpão em Itororó

Nesta terça-feira (18), uma tragédia comoveu os moradores de Itati, pequeno distrito de Itororó, no sul da Bahia. 

De acordo com informações do Blog Itororó Já, o portão de um galpão antigo da Azaleia desprendeu-se, e atingiu o menino Erik Márcio Santos de Jesus, de 7 anos.

A criança brincava de bicicleta com outras crianças próximo ao local, quando, ao encostar no portão, que estava em uma estrutura precária, o mesmo acabou caindo em cima dele.

A criança ainda foi socorrida para o Hospital de Itororó, mas já chegou à unidade de saúde sem vida. A tragédia chocou os moradores da localidade, que tem aproximadamente 4 mil habitantes.

A polícia deve instaurar inquérito para investigar as causas do acidente e de quem são as responsabilidades.

Covid-19: Veja os dados do boletim desta quarta-feira (19), em Maiquinique

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, atualiza os números de coronavírus (COVID-19) desta quarta-feira (19), em Maiquinique. Foram registrados 04 casos positivos.

Casos confirmados no distrito de Pouso Alegre 36, casos confirmados na sede 661, total de casos confirmados 697.

São considerados curados 689. Descartados 658. Casos monitorados 16. Aguardando resultado 13, pacientes internados 02. O município tem 04 óbitos em decorrência da covid-19.

terça-feira, 18 de maio de 2021

CIB aprova vacinação de jornalistas com idade superior a 40 anos

Em reunião Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira (18), foi aprovada a inclusão de jornalistas com idade superior a 40 anos na vacinação contra Covid-19. O grupo prioritário abrange ainda cinegrafistas e blogueiros registrados.

“Para tomar a vacina, será necessário apresentar carteira profissional ou carta da empresa onde trabalha. A ideia é proteger os profissionais que estão em risco desta classe essencial para a sociedade”, explica o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Na reunião, ficou definido ainda que 70% das doses recebidas serão destinadas à continuidade da vacinação de grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização. Os demais 30% serão usados para vacinar a população em geral, com idade de 59 a 18 anos, de forma escalonada.

Jovem confessa ter matado a própria mãe com golpes de martelo

Uma notícia chocante tem sido destaque nesta ainda nesta segunda-feira (17). Isso, porque um jovem confessou ter matado a própria mãe com golpes de martelo.

Um jovem de 22 anos, que não teve o nome divulgado, é acusado de matar a mãe, de 48 anos, com diversos golpes de martelo, garfo, faca e peso de concreto. O crime aconteceu no último sábado (15), em Águas Lindas de Goiás, no entorno do Distrito Federal.

A polícia informou que o jovem confessou o crime e disse que uma voz o ordenou a cometer o crime. Ele ainda é suspeito de tentar matar a irmã, que presenciou o assassinato e tentou impedir o ataque. Ela conseguiu fugir e pedir ajuda.

Golpistas usam Ministério da Saúde para aplicar golpe

Criminosos tem enviando mensagens para usuários do Whatsapp para aplicar um golpe. Se passando por funcionários do Ministério da Saúde que estariam fazendo um cadastro para vacinação contra a Covid-19, os golpistas fazem a ação. 

Até a secretaria de saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares foi alvo. Semelhante a outros golpes, os bandidos utilizam a boa-fé da vítima para driblar até mesmo a dupla autenticação do WhatsApp, recurso que tem a função de impedir que o usuário tenha sua conta roubada e seja vítima de golpes financeiros.

Após abordar a vítima, fingindo ser funcionários do ministério, os criminosos buscam convencer o usuário a fornecer o código de seis números que é enviado via SMS para “confirmar a realização da pesquisa”. 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Transporte intermunicipal será suspenso na Bahia durante São João, anuncia Rui Costa

O transporte intermunicipal será suspenso na Bahia durante o São João. A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (17) pelo governador Rui Costa (PT) como forma de tentar conter a circulação de pessoas durante o feriado.

“Nós vamos agir no sentido de limitar ao máximo o contágio no São João porque é assim mesmo. (…). Todas as vezes que, por alguma razão, as pessoas se juntaram, duas semanas depois os casos aparecem”, justificou o governador, ao falar com a imprensa na entrega de uma contenção de encosta no bairro de Boa Vista do Lobato, em Salvador.

Neste ano, o feriado não foi antecipado, pois o gestor avaliou que a medida não foi efetiva em 2020. Por outro lado, assim como no último ano, os festejos juninos não serão realizados.

Governo da Bahia prorroga toque de recolher até 25 de maio em todo o estado

O governo da Bahia prorrogou o toque de recolher em todo o estado até o dia 25 de maio. A restrição da locomoção noturna de pessoas é das 21h às 5h. 

A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (16), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).

Em 227 municípios, o toque de recolher vale das 20h às 5h. [Veja lista completa das cidades no final da matéria]

De acordo com o governo, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantiveram igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h.

Segundo o governo, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h, pois o município alcançou a meta determinada pelo estado.

domingo, 16 de maio de 2021

MC Kevin morre após cair do 11º andar de hotel no Rio de Janeiro

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu na noite deste domingo (16) depois de cair do 11º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A informação foi confirmada em nota pela Secretaria de Saúde do Rio.

O Corpo de Bombeiros disse ter sido acionado às 18h13 para a ocorrência da queda. MC Kevin foi levado pelos bombeiros em estado muito grave ao hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul.

A Polícia Civil informou que a 16ª delegacia está investigando o caso. O artista já lançou músicas com artistas como MC Guimê e Igu, além de diversas outras canções desde seu primeiro lançamento, em 2013. Kevin nasceu na Vila Ede, na Zona Norte de São Paulo.

Homem morre em grave acidente de carro, entre Ibicuí e Iguaí

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida durante um acidente na BA-262, no trecho que liga os municípios de Ibicuí e Iguaí. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (15) quando dois carros de passeio bateram de frente.

Um dos dois homens que estava no Fiat Uno não resistiu aos ferimentos. Ele foi identificado como Ademir. A segunda vítima foi socorrida e levada ao hospital de Iguaí. Não há informações atualizadas do estado de saúde dela.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga, mas, será liberado neste domingo (16) após exame cadavérico.

Não há informações oficiais do que teria motivado o acidente. O clima é de muita dor e comoção entre amigos e familiares de Ademir. *IRepórter