O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a permitir a
realização de eventos com até 50 pessoas na Bahia. Desde 4 de dezembro do ano
passado, as atividades estavam proibidas, independentemente do número de
pessoas, para evitar aglomerações e, assim, conter a contaminação pelo novo
coronavírus. A nova regra está em decreto publicado na edição desta
terça-feira do Diário Oficial do Estado.
Ao fixar o limite máximo de 50
pessoas, a norma diz que ficam vedados “os eventos e atividades com a presença
de público superior a 50 (cinquenta) pessoas, ainda que previamente
autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos
desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos
científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em
academias de dança e ginástica.”
A medida vem na esteira de uma série de flexibilizações que
o governo estadual e prefeituras vêm fazendo nas medidas restritivas de combate
à Covid-19. Em Salvador e Região Metropolitana, por exemplo, atividades econômicas
não essenciais como comércio de rua, shoppings e centros comerciais e bares e
restaurantes estão com funcionamento liberado deste o último dia 5, com
anuência do estado.