A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu
nesta terça (29) descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez.
Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são
inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto.
O
entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo
nesta terça-feira. A decisão da Turma foi tomada com base no voto do ministro
Luís Roberto Barroso.
Para o ministro, a criminalização do aborto nos três
primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher,
o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e
psíquica.















