O município de Itapetinga, ‘capital’ do Médio Sudoeste da
Bahia, amanheceu debaixo d’água neste sábado de Natal. O Rio Catolé, que não
registrava cheias importantes há décadas, voltou com toda força e causou
estragos em vários bairros da cidade.
Nova Itapetinga, Vila Érika, Ponto Certo, Bem Querer, Vila
Rosa e entorno da Matinha, onde o rio transbordou e invadiu residências, muitas
famílias ficaram desabrigadas na sede do município. Recanto da Colina e
Turmalina ficaram seriamente destruídos, com alagamentos e crateras abertas
pelas enxurradas.
Na zona rural do município, gado foi levado pelas cheias, em
fazendas banhadas pelos rios Pardo e Catolé. Em uma fazenda próxima ao
aeroporto local, animais ficaram ilhados nas partes que não foram alagadas pelo
rio Catolé.
