O governo federal decidiu repetir, neste ano, a antecipação
do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas da Previdência. A
medida já foi adotada em 2020 e 2021 – nestes anos, foi justificada pelos
impactos econômicos da pandemia de Covid.
Segundo informou o g1, o anúncio deve ser feito nesta
quinta-feira (17). Segundo o modelo desenhado até o momento, a primeira parcela
do 13º será paga em abril, e a segunda, em maio. Tradicionalmente, o 13º das
aposentadorias e pensões do INSS é pago no segundo semestre.
Outra medida confirmada pelo blog com ministros do governo
será a liberação de um saque de R$ 1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de
Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada. O presidente Jair
Bolsonaro deve assinar uma medida provisória, também na quinta, com as regras
para o saque.
